fbpx
Dicas

Transição capilar: o que é, como fazer e cuidados com os fios

Ressecamento, danos estruturais nas fibras capilares, formação de pontas duplas, perda da elasticidade e enfraquecimento dos fios: esses são alguns efeitos negativos do uso de produtos químicos, principalmente alisadores e relaxantes capilares.

A transição capilar entra como uma solução para devolver a textura natural dos fios enquanto restaura a força e a saúde do cabelo. Infelizmente, isso não ocorre do dia para noite, existe um processo até que as madeixas digam adeus à química de vez.

Este post é para você que não sabe como realizar a transição e quer entender melhor sobre o método. Por aqui, vamos trazer o que é transição capilar, duração da técnica, passos para fazer e como cuidar das mechas nesse período. Venha descobrir tudo isso!

O que é transição capilar?

Assim vai ficar fácil de gravar: a palavra transição significa passar de uma condição para outra, e é exatamente o que ocorre no processo de transição capilar, no qual você passa seus fios de um estado (geralmente alisado) para a forma natural. Em outras palavras, podemos definir como:

O processo em que a pessoa decide interromper o alisamento dos fios e retornar à textura natural do seu cabelo.

Como funciona a transição de cabelo?

A transição do cabelo ocorre conforme os fios crescem e abraçam a textura natural. Por conta disso, a pessoa que está nessa fase costuma experimentar duas texturas: a forma natural na raiz e o comprimento alisado ou quimicamente tratado.

Só de ler, você já deve ter ficado com o pé atrás, e não há como negar que é um momento delicado que exige paciência e cuidado com os fios. É nesse período que você deve reforçar o uso de produtos capilares com efeito profissional e aplicar técnicas específicas para lidar com as diferentes texturas enquanto mantém as madeixas saudáveis durante a transição.

Não desanime, porque, ao final do processo, tudo valerá a pena. Chegará o dia que seus fios voltarão com a textura natural e estarão fortes, leves, hidratados e com aquele brilho ideal que você sempre sonhou!

Quanto tempo dura o processo de transição capilar?

O tempo é variável, ou seja, não existe uma estimativa fixa para todo o seu cabelo retornar a textura natural. Esse prazo vai depender muito do crescimento capilar, por isso, você pode utilizar dicas para fazer o comprimento dos fios aumentarem de forma saudável.

Algumas ideias são: massagear o couro cabeludo, evitar lavar com água muito quente e redobrar os cuidados no momento de finalizar e de pentear as madeixas. Registre todos os momentos em fotos para você ter noção do crescimento e da evolução do seu processo de mudança capilar.

Como fazer transição capilar? Conheça cada etapa do processo

O processo de transição capilar não é tão complexo quanto parece, embora seja uma mudança significativa na nossa vida, afinal, altera a nossa rotina e o nosso visual — e tudo isso mexe com a nossa autoestima.

Para te ajudar, selecionamos todas as etapas do cabelo em transição para você seguir, a começar pela pausa do uso de química e pela inclusão de um cronograma capilar adequado. Pegue o papel e a caneta para anotar todos esses passos!

1. Elimine a química da rotina de cuidados

Decidiu que quer fazer a transição capilar? Então, é hora de dizer adeus à química, nada de alisamento. Essa é a primeira etapa para permitir que o seu cabelo volte, gradualmente, à textura natural dele. Existem algumas dicas extras para cuidar dos fios nesse período:

  • Faça hidratação semanalmente;
  • Use técnicas de proteção capilar;
  • Realize o corte regularmente;
  • Experimente técnicas de estilização sem utilizar calor.

2. Use penteados e cortes para driblar a dupla textura

Ao eliminar a química da sua rotina, os novos fios das raízes terão o aspecto natural, é aí que entra o período mais delicado do processo de transição capilar: lidar com a dupla textura. Sabemos que essa é a etapa mais complexa, mas não desanime, existem formas para driblar os dois tipos de cabelo.

Explore diferentes cortes de cabelo, como big chop, pixie, bob, assimétrico, com franja e em camadas. Muitas mulheres optam por cortar as madeixas nesse processo, isso facilita assumir a textura natural dos fios de vez. Se você preferir deixar as mechas longas, faça tranças ideais para cacheados.

3. Utilize produtos adequados para a transição

Os produtos capilares serão seus grandes aliados na hora de deixar os cabelos saudáveis e com um visual incrível mesmo na transição capilar, viu? Para escolher esses itens, é preciso reconhecer as necessidades das suas madeixas.

Se você não sabe como fazer isso, muita calma nessa hora que podemos te ajudar: temos um conteúdo completo que explica como saber o que suas mechas precisam. Siga o passo a passo indicado no texto para selecionar os seus itens. O resultado do teste de porosidade indicará se você deve adquirir produtos capilares para reforçar a hidratação, a nutrição ou a reconstrução.

4. Siga uma rotina de cuidados para acelerar os resultados

Uma agenda de cuidados capilares ajuda, e muito, a acelerar os resultados do cabelo em transição. Afinal, essa rotina ajuda a:

  • Promover a saúde capilar;
  • Definir a nova textura;
  • Prevenir danos, como ressecamento, pontas duplas e quebra;
  • Estimular o crescimento das madeixas;
  • Minimizar as quedas.

Como fazer um cronograma capilar para fios em transição?

Existe um cronograma capilar específico para cabelos em transição. Nele, são usadas três etapas primordiais: hidratação profunda, nutrição intensa e reconstrução poderosa para dar ao couro cabeludo todos os nutrientes necessários para deixar as fibras capilares fortes e saudáveis.

Além disso, há passos extras que se somam a essa rotina de cuidados: finalização com umidificador e aplicação de queratina hidrolisada. É essencial abrir um espaço na agenda para cumprir todas essas etapas, isso ajuda a acelerar a aparição dos resultados.

Quais os melhores produtos para usar na transição do cabelo?

Existem 5 produtos indispensáveis para manter os fios saudáveis durante a transição de cabelo, sendo:

  1. Shampoo sem sulfato
  2. Condicionador hidratante;
  3. Máscaras de tratamento;
  4. Leave-ins;
  5. Óleos capilares.

Considere as mesmas dicas que citamos acima: escolha os cosméticos de acordo com as necessidades da sua textura natural, aquela que está crescendo.Chegamos ao fim deste conteúdo. Por aqui, você descobriu o que é, como funciona e passos para realizar a mudança de cabelo. Aproveite para conhecer os melhores shampoos para aplicar nos seus fios no período de transição. Até o próximo conteúdo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top