fbpx
Dicas

Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar? 2 maneiras!

Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar?“. Essa pergunta está rondando sua mente e você não consegue achar a melhor resposta? Pois agora terá, de uma vez por todas!

Identificar se suas madeixas precisam de hidratação, nutrição ou restauração — que são as etapas do cronograma capilar — é muito mais simples do que você imagina. 

Para isso, você pode fazer o chamado teste de porosidade dos fios, ou observar os sinais que o seu próprio cabelo está dando.

Saber o que suas madeixas precisam é um passo essencial do CC, como esse processo pode ser carinhosamente chamado. Ao fazer isso, você sabe exatamente qual produto aplicar e, com isso, obter todos os benefícios desse cuidado capilar e conquistar fios muito mais bonitos, saudáveis, brilhantes, livres de frizz e tudo mais que há de bom!

Então, pegue sua dúvida “Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar” e vem com a gente descobrir todos os segredos! 

Afinal, como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar?

Basicamente, existem duas maneiras de descobrir se seu cabelo precisa de um cronograma capilar, que são:

  • fazendo o teste de porosidade;
  • observando os sinais das suas madeixas.

Teste de porosidade

O teste de porosidade é extremamente simples. Para fazê-lo, você precisa apenas de um copo com água e um fio do seu cabelo, preferencialmente com o bulbo. Ou seja, pegando um fio da raiz.

Coloque o fio na água e dê uma mexidinha leve. Agora, basta observar se ele ficará na superfície, no meio ou no fundo do copo para descobrir o que suas madeixas precisam:

  • na superfície: precisa de hidratação;
  • no meio: precisa de nutrição;
  • no fundo: precisa de reconstrução.

A partir dessa informação você já pode montar o cronograma capilar realmente personalizado. Mas é interessante observar também o que seus fios estão dizendo.

Então, confira a seguir mais uma dica que responde sua pergunta “Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar?

Sinais das madeixas

Há vários sinais que seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução.  Observá-los é uma ótima maneira de chegar ao cronograma capilar ideal.

Cabelos que precisam de hidratação

A hidratação devolve a água que o cabelo perde no dia a dia ou por efeito de tratamentos químicos. Ao recuperá-la, suas madeixas ficarão muito mais sedosas, macias e maleáveis.

Os cabelos que precisam de hidratação são os:

  • ressecados;
  • sem brilho;
  • com pouco movimento;
  • ásperos ao toque;
  • constantemente embaraçados;

Cabelos que precisam de nutrição

A nutrição é a etapa do cronograma capilar responsável pela reposição dos lipídios, que são óleos naturais. O resultado obtido com esse processo são fios mais brilhantes, definidos e encorpados.

As madeixas que precisam ser nutridas são as que apresentam os seguintes sinais:

  • volume excessivo;
  • pouca definição;
  • pouca vitalidade;
  • frizz;
  • opacidade;
  • queda;
  • quebra.

Cabelos que precisam de reconstrução

Já a reconstrução repõe as proteínas, trazendo de volta para os fios a massa perdida e a queratina, geralmente perdidas pela ação do tempo ou uso constante de produtos químicos, como alisamentos e descolorantes.

Por meio da reconstrução, suas madeixas ficam mais fortes, saudáveis, bonitas e devidamente protegidas.

Seu cabelo precisa desse processo se mostra estes sinais:

  • excesso de frizz mesmo após a hidratação e a nutrição;
  • fios porosos e quebradiços;
  • queda acentuada;
  • aparência de cabelo danificado;
  • pontas duplas;
  • elasticidade.

Extra! Confira este vídeo exclusivo da Forever Liss e conheça um pouco mais sobre a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução:

O que mais você precisa saber sobre cronograma capilar?

Como o nosso propósito aqui é responder sua pergunta “Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar“, daremos agora mais algumas dicas para suas madeixas ficarem ainda mais perfeitas! 

Como saber qual é meu cronograma capilar?

Para saber qual o seu cronograma capilar, você deve fazer o teste de porosidade e/ou observar os sinais dados pelo seu cabelo.

A montagem desse calendário deve priorizar a etapa que você mais precisa, ou seja, hidratação, nutrição ou reconstrução.

Como saber qual etapa do cronograma fazer?

Se precisa saber qual etapa do cronograma capilar fazer, o princípio é o mesmo. Isto é, o primeiro passo é identificar o que seu cabelo precisa. Feito isso, você pode definir a sequência da aplicação dos produtos.

O ideal é que esse tratamento seja feito por, no mínimo, 30 dias, 3 vezes por semana, com intervalo de 48 horas entre as aplicações.

Confira alguns exemplos de cronograma capilar para inspirar a montagem do seu:

CC para hidratação

semana 1hidrataçãonutriçãohidratação
semana 2hidrataçãohidrataçãonutrição
semana 3hidrataçãonutriçãohidratação
semana 4hidrataçãonutriçãoreconstrução

CC para nutrição

semana 1nutriçãohidrataçãonutrição
semana 2nutriçãonutriçãohidratação
semana 3nutriçãohidrataçãonutrição
semana 4nutriçãohidrataçãoreconstrução

CC para restauração

semana 1hidrataçãonutriçãohidratação
semana 2hidrataçãonutriçãoreconstrução
semana 3hidrataçãonutriçãohidratação
semana 4hidrataçãonutriçãoreconstrução

Como avaliar um cabelo para cronograma capilar?

Avaliar um cabelo para cronograma capilar é simples e pode ser feito em casa mesmo. Para isso, basta você seguir as dicas que demos aqui sobre o teste de porosidade e os sinais que seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução.

O que não pode faltar no cronograma capilar?

Em cronograma capilar não pode faltar bons produtos, com ativos específicos para cada etapa. Somente seus cabelos ficarão bonitos e saudáveis como deseja. 

Lembre-se de que cabelos danificados por química, tais como tintura, alisamento ou relaxamento, assim como os frequentemente expostos ao sol, vento e poluição, precisam ser tratados corretamente para manter a saúde, a vitalidade e a beleza dos fios.

Aproveite e leia também este artigo: “7 erros comuns no cronograma capilar

Qual o melhor kit de cronograma capilar?

O melhor kit para cronograma capilar é aquele que realmente entrega o que promete, como os da Forever Liss! Temos diversos kits de cronograma capilar montados para atender as diferentes etapas do CC. Assim, seja qual for a que seu cabelo precisa, nós ajudamos você!

Ah! E você precisa conhecer o nosso Kit C.R.O.N.O.G.R.A.M.A. Capilar, completíssimo para facilitar o cuidado com suas madeixas.

Ele foi desenvolvido para garantir a reposição de nutrientes essenciais para os cabelos nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, reparando completamente as madeixas opacas, ressecadas e sem vida.

Definitivamente, respondemos à sua pergunta “Como saber se meu cabelo precisa de cronograma capilar?“, não é mesmo? Então, corra para a loja oficial da Forever Liss e garanta seus kits agora mesmo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top