fbpx
Dicas

Banho de brilho em casa? Descubra o que é e como aplicar a técnica

Sabe quando o seu dia não está lá aquelas coisas, mas você olha no espelho e vê o seu cabelo radiante com aquela aparência invejável? Esse momento gera uma sensação extremamente prazerosa que levanta a nossa autoestima na hora.

Uma das formas de fazer essa sensação se tornar frequente é com o banho de brilho. Essa técnica é capaz de restaurar a iluminação, a maciez e a hidratação dos fios — tudo de bom. No post de hoje, explicaremos o que é, os benefícios e como fazer esse método em casa de forma descomplicada. Vem descobrir!

O que é banho de brilho no cabelo?

O banho de brilho é uma técnica capilar ideal para deixar o seu cabelo brilhante e saudável e ainda revitalizar a cor dos fios. Para fazer isso, é realizada uma misturinha poderosa com tonalizantes e máscaras de hidratação. A maneira mais comum de realizar esse método é tingir o cabelo.

Tinta de cabelo x banho de brilho: quais as diferenças?

Existem algumas diferenças entre a coloração tradicional e o banho brilhante. A maioria das tinturas traz amônia na composição, ingrediente que abre e deposita a coloração permanentemente. Dessa forma, você só precisa retocar as pontas.

Já a técnica nova é mais saudável aos fios porque não contém o composto químico nos produtos. Além disso, age superficialmente nas cutículas capilares, por isso, é temporária, durando até 10 lavagens geralmente. Sendo assim, as madeixas ficam mais saudáveis, fortes e brilhantes.

Para quem tem cabelos brancos, a tintura ainda é a melhor opção porque cobre 100% dos fios esbranquiçados. Entretanto, o banho de brilho com tonalizante é ideal para quem precisa retirar a coloração de até 50% das madeixas.

Você vai gostar de descobrir isso: passos para tirar a mancha de tinta da roupa

Quais são as vantagens de fazer banho de brilho capilar?

O nome banho de brilho é bem sugestivo, não é? O principal benefício dessa técnica capilar é dar um boost no brilho dos fios. O processo atua também para revitalizar a cor, por isso, é perfeito para quem deseja esconder os fios brancos, por exemplo. Além desses, existem outros três benefícios do banho de brilho, conheça abaixo:

Intensificação da cor

O processo funciona assim: a misturinha deposita pigmentos provisórios nas cutículas capilares, as quais são seladas posteriormente pelos produtos usados na técnica. Todas essas funcionalidades cuidam dos fios enquanto atuam para revitalizar a coloração capilar e intensificar o brilho das mechas.

Se você ama aquelas madeixas radiantes, sugerimos que conheça a técnica do cabelo espelhado. O processo usa produtos capilares específicos para criar aquele visual de brilho tão intenso que chega a refletir. Não deixe de conhecer e aplicar as dicas!

Hidratação profunda

Os produtos usados na técnica, geralmente, possuem ingredientes que hidratam e condicionam as madeixas. Essa característica é essencial para devolver a umidade perdida naturalmente pelo cabelo, além de alinhar os fios para ficarem leves e com um movimento incrível.

Praticidade para a rotina

O banho com tonalizante pode ser feito a cada 15 dias, sendo uma opção muito prática que alcança resultados profissionais em casa. Assim como o cronograma capilar, o tempo dedicado para fazer o processo não deve ser uma preocupação para você, pois é algo rápido que você consegue encaixar mesmo nas rotinas mais agitadas.

Conheça 2 formas de fazer banho de brilho nos fios

Existem duas formas de fazer banho de brilho: com tinta e tonalizante, ambas são descomplicadas e podem ser feitas em casa. Agora, explicaremos quais os passos e os cuidados especiais que você deve tomar para realizar essa técnica, descubra!

1. Banho de brilho com tinta

A forma mais popular de realizar o método capilar é com coloração. O primeiro passo para fazer banho de brilho com tinta é realizar um teste de mecha para entender se os seus fios estão saudáveis para receber essa transformação.

Após essa etapa, selecione uma tinta de cabelo com amônia. Esse componente químico é o principal responsável por alterar a estrutura capilar, sendo assim, troca a coloração. Será necessário acrescentar outros ingredientes na mistura, que pode ser pantenol ou queratina líquida.

Como fazer um banho de brilho com tinta?

Você vai precisar desses itens:

  • 1 colher de queratina líquida ou pantenol;
  • 3 colheres de sopa de tinta para cabelo;
  • 3 colheres de sopa de creme de hidratação branco.

Passo a passo para fazer banho de brilho com tinta

  1. Lave muito bem o cabelo com shampoo livre de sulfato;
  2. Retire o excesso de água dos fios suavemente com uma toalha;
  3. Passe a receitinha em todo o comprimento capilar, das raízes às pontas;
  4. Permaneça 20 minutos com o produto;
  5. Molhe os fios para retirar o excesso de produto;
  6. Siga com a lavagem convencional com condicionador;
  7. Finalize as madeixas como desejar.

2. Camada brilhante com tonalizante

O banho de brilho com tonalizante é a escolha perfeita para quem deseja dar um up na iluminação capilar sem agredir os fios. Esse produto revitaliza a coloração enquanto deixa a cor viva sem modificar a estrutura capilar.

Aqui vai uma dica extra: escolha cores de tonalidades que sejam similares ao tom que você pintou anteriormente, outra alternativa é investir em um tonalizante incolor. Isso ocorre porque a tonalização não é capaz de alterar a coloração atual, portanto, garanta que a tonalidade seja igual a já usada.

Receita para fazer o banho de brilho com tonalizante

  • Meio tonalizante;
  • Meio creme revelador;
  • 1 ampola de hidratação;
  • 3 colheres de sopa de máscara hidratante branca.

Passo a passo para fazer a camada de brilho com tonalizante

  1. Lave o cabelo com shampoo profissional;
  2. Aplique creme hidratante ao redor do couro cabeludo para que o produto não manche você;
  3. Passe a mistura em todo comprimento capilar, da raiz à ponta;
  4. Fique 20 minutos com o produto;
  5. Retire o excesso e lave com condicionador normalmente.

Viu como é simples realizar o banho de brilho no seu cabelo? Por aqui, te ensinamos o que é, quais são as vantagens e como fazer essa técnica capilar que dá um boost na iluminação dos seus fios. Aproveite para descobrir o poder do vinagre de maçã para as suas madeixas. Até logo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top