fbpx
Dicas

Saiba como fazer cronograma capilar em apenas 3 passos

Que atire a primeira pedra quem não sonha em ter cabelos saudáveis e radiantes! O segredo para alcançar esse objetivo é o tão falado cronograma capilar, uma rotina de cuidados que serve para recuperar a saúde dos fios por meio de três etapas simples: hidratação, nutrição e reconstrução.

Lendo isso, você deve estar se questionando: beleza, mas como fazer um cronograma capilar de sucesso? Saiba que existem algumas dicas e produtos capilares valiosos para que a rotina de cuidados dê certo — vamos te ajudar com isso!

No post de hoje, vamos detalhar os passos para realizar as etapas da agenda capilar e desvendar as técnicas para aplicá-las em cada tipo de cabelo. Continue a leitura para matar a curiosidade de como realizar o cronograma capilar em casa.

Etapa 1: hidratação capilar

Nem todo mundo sabe, mas todos os dias vários agentes atuam para sugar a hidratação natural do cabelo, e aí vão alguns exemplos: exposição excessiva ao sol, tratamentos químicos, poluição, fatores climáticos, estresse, alimentação, água dura e uso de ferramentas de calor, como chapinha e secadores.

Por isso, a hidratação é uma etapa indispensável na hora de realizar o cronograma capilar em casa, afinal, repõe essa perda de umidade, deixando os fios saudáveis e radiantes. Para cumprir essa etapa, precisaremos das máscaras de hidratação — é só comprar uma indicada para o seu tipo de cabelo.

Lave o cabelo normalmente com shampoo, espalhe a máscara capilar nos fios ainda úmidos e deixe agir de 10 a 30 minutos. Após isso, enxágue, aplique o condicionador, selando os fios, e retire todos os resíduos do produto com água. Pronto, a hidratação está feita, repita o processo uma vez por semana.

Etapa 2: nutrição

Guarde isso: as etapas de hidratação e nutrição são indispensáveis para todos os cabelos, pois devolvem nutrientes essenciais para manter a textura macia com fios flexíveis, fortes e brilhantes. Cumprir essa parte da agenda capilar é simples, sendo bem similar ao passo anterior, mas substituindo o produto.

Aqui, usaremos máscaras nutritivas e seguiremos o mesmo passo a passo: lavar as madeixas, passar o creme de nutrição, enxaguar em abundância para retirar todos os resíduos e selar com o condicionador. Você pode optar por realizar a etapa 2 dos cuidados capilares uma ou duas vezes por semana.

Etapa 3: reconstrução

Vamos para o último passo para fechar as 3 etapas da agenda de cuidados capilares. A reconstrução é fundamental para repor a queratina, que é uma proteína que compõe a estrutura do couro cabeludo, sendo responsável por manter os fios fortes, resistentes e com elasticidade.

Aqui, você vai usar máscara para reconstrução capilar e aplicá-la da mesma forma que os passos anteriores. Faça isso de uma a duas vezes por semana. Na hora de comprar o produto, sempre escolha cremes que supram as necessidades do seu cabelo, seja ele liso, cacheado, crespo ou ondulado.

Todos esses passos serão realizados alternadamente entre dias e semanas, isso ajuda a incluir todas as três etapas essenciais em qualquer rotina, mesmo nas mais agitadas.

Como saber se o cabelo precisa de uma rotina de cuidados?

Todo cabelo precisa de uma rotina de cuidados especiais, afinal, devemos repor ingredientes importantes perdidos constantemente. Além disso, essa rotina permite que as madeixas fiquem saudáveis e radiantes sempre.

Como descobrir de qual cronograma meu cabelo precisa?

Existe um método muito popular, rápido e eficiente para descobrir qual tratamento você deverá repetir em seu cronograma, estamos falando do teste de porosidade. Nele, é possível avaliar a saúde capilar para compreender, com clareza, se seus fios precisam de nutrição, hidratação ou reconstrução.

Tudo que você precisa é um copo com água filtrada, simples assim. Coloque um fio de cabelo no recipiente e aguarde 10 minutos, após esse tempo, volte para descobrir o resultado, que pode ser:

  • Fio boiando: indica baixa porosidade e, portanto, necessita de reforço na hidratação;
  • Cabelo no meio: quando o fio nem boia nem afunda mostra porosidade média, precisa focar na nutrição;
  • Madeixa no fundo: evidencia a alta porosidade e, assim, há a necessidade de reconstrução.

Quais são os tipos de cronograma capilares?

Cada cabelo tem necessidades específicas e, por isso, o cronograma deve ser ajustado conforme o tipo dos seus fios. Para facilitar a sua busca, preparamos orientações precisas e rápidas para o cronograma de madeixas cacheadas, lisas, com progressiva, crespas e onduladas. Confira!

Cronograma capilar para cabelo cacheado

Os fios cacheados têm um charme único, já que trazem molas bem definidas e um volume ímpar. E para mantê-los saudáveis, existem algumas necessidades que precisam ser atendidas, como a hidratação, essa é uma etapa obrigatória que não deve sair da sua agenda. Além disso, alterne as ordens de nutrição e reconstrução, sempre realizando uma vez por semana cada uma.

Escolha produtos adequados para as suas madeixas, as melhores linhas de tratamento para cachos são Cachos dos Sonhos e Abacachos da Forever Liss. Esses cosméticos trazem formulações enriquecidas com ativos poderosos, como queratina, óleo de abacate e elastina!

Cronograma capilar para cabelo crespo

Assim como os fios cacheados, os crespos possuem maior dificuldade de fazer a oleosidade do couro cabeludo alcançar as pontas, característica que pode deixar as madeixas mais secas. Portanto, realize a etapa de hidratação capilar uma vez por semana e intercale os demais passos durante as semanas.

Se você tem esse tipo de cabelo, saiba que existe uma linha especial para cuidar dos seus fios. É isso mesmo, chega de usar produtos que prometem suprir as necessidades dos cabelos crespos e cacheados ao mesmo tempo. Chegou a linha Crespo da Forever Liss, uma coleção inédita que cuida diariamente das suas madeixas — experimente e se apaixone!

Cronograma capilar para cabelo liso

Os cabelos lisos possuem algumas características bem particulares, como uma estrutura sem curvaturas que conta com a presença de muito frizz e produção desregulada de oleosidade, algo que pode ocasionar raízes mais brilhantes e pontas secas. Para evitar tudo isso, reforce a hidratação com as máscaras capilares.

Além disso, não abra mão das demais etapas, faça a nutrição duas vezes ao mês (semana sim e outra não), já a reconstrução deve ser elaborada uma vez a cada 15 dias.

Cronograma capilar para cabelo com progressiva

Já para cabelos com química, o ideal é aplicar a máscara de hidratação uma vez por semana, deixando o produto agir por, no mínimo, 10 minutos. Enquanto isso, os cremes de nutrição devem ser utilizados até duas vezes por semana, o tempo de ação pode variar entre 3 e 30 minutos, dependendo do produto.

A reconstrução, apesar de ser uma etapa muito importante para manter a saúde e boa aparência dos fios, deve ser realizada apenas a cada 15 dias para que o seu cabelo não seja sobrecarregado. Esse processo leva, em média, de 40 minutos a 1 hora.

Cronograma capilar para cabelo ondulado

Os ondulados possuem leves ondinhas que dão um charme único para os fios. Assim como os demais, precisam reforçar a hidratação para manter a saúde e a textura macia das madeixas, entretanto, aqui, você irá intercalar a hidratação e a nutrição semanalmente. Já os produtos de reconstrução devem ser usados apenas uma vez por mês.

Como montar o seu cronograma capilar em 3 passos?

Tudo o que não queremos é dedicar tempo ao cuidado do cabelo e não obter resultados, certo? Por isso, é tão importante escolher cuidadosamente os passos e os produtos a serem utilizados. Estamos aqui para ajudá-lo nisso, pois selecionamos apenas três passos essenciais para montar o seu cronograma capilar — descubra!

1. Identifique as necessidades do seu cabelo

A gente já falou muito sobre isso, mas temos que reforçar: conheça as necessidades dos seus fios, afinal, cada tipo de cabelo possui características distintas, uns precisam reforçar a hidratação, outros a reconstrução e por aí vai. Então, não pule essa parte se você deseja ter resultados positivos fazendo seu cronograma capilar em casa.

2. Escolha os produtos adequados

A partir do seu autoconhecimento, fica mais fácil encontrar produtos de tratamentos capilares adequados para os seus fios. Aliás, é possível personalizar o seu cronograma capilar para atender necessidades específicas das suas madeixas. Por exemplo, você pode realizar a etapa de hidratação uma vez por semana, a nutrição uma vez por semana e a reconstrução uma vez por mês.

3. Crie uma rotina de cuidados com os fios

De nada adianta ter um cronograma que não sai do papel, não é? Por isso, cumpra com disciplina essa tarefa semanal, faça dessa atividade um momento prazeroso de autocuidado. Coloque uma playlist de músicas relaxantes que te agrade e inclua itens de aromaterapia, como óleos essenciais e velas aromáticas para tornar a experiência deliciosa.

Quanto tempo para ver o resultado do cronograma capilar?

O tempo varia de acordo com as necessidades, os produtos e a constância que as etapas são cumpridas, mas, de modo geral, podemos dizer que as melhorias aparecem já nas primeiras semanas. E o resultado a longo prazo é ainda mais incrível, pois ocorre uma melhora geral na estética e na sedosidade dos fios.

Chegamos ao fim deste post. Por aqui, você descobriu como fazer um cronograma capilar completo. Citamos dicas valiosas e passos fáceis para incluir essa agenda de cuidados capilares na rotina.

Continue desbravando nossos conteúdos. Que tal aprender sobre os principais erros no cronograma e como evitá-los? Nos vemos nesse próximo post. Até logo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top