fbpx
Dicas

Hidratação e nutrição capilar: descubra o que seu cabelo precisa!

Não sabe a verdadeira diferença entre hidratação e nutrição capilar e quer entender qual tratamento funciona melhor com o seu fio? 

Hoje vamos mergulhar no universo dos tipos de cabelos e entender como cuidar deles da melhor forma possível. Entenda as diferenças dos tratamentos e descubra os segredinhos para deixar suas madeixas radiantes!

Qual a diferença entre hidratação e nutrição capilar?

Vamos direto ao ponto: as máscaras de hidratação, como o próprio nome indica, repõe a água que os fios perderam ao longo do tempo. Já as de nutrição devolvem os óleos e proteínas para revitalizar a parte interna dos fios. 

Todos os cabelos precisam dos 2 tipos de tratamento – a diferença é a frequência de cada tratamento indicada para cada curvatura. 

O tratamento perfeito pra cada tipo de cabelo

Cabelo liso

Sabe aquele cabelo super lisinho, sem nenhuma ondinha? Por ter uma estrutura reta e lisa, ele tende a ser mais oleoso na raiz. A questão é que, por causa dessa característica, ele acaba retendo menos umidade natural, o que pode deixá-lo com um aspecto sem vida e sem brilho. 

Para reverter essa situação, o recomendado é repor água e óleos, ou seja, alternar o uso de máscaras de hidratação e nutrição em cada semana. Pra te ajudar na escolha, aqui vai uma dica extra: prefira produtos que tenham aloe vera, pantenol e até óleos levinhos (como o óleo de argan) na composição, como:

Cabelo ondulado

Esses fios têm uma textura intermediária, nem tão lisos e nem tão cacheados e, por isso, eles têm uma tendência a serem mais propensos ao frizz, à desidratação e porosidade (ou seja, com cutículas abertas). 

Assim como todo tipo de cabelo, aqui, a reposição de água é indispensável para evitar que os fios fiquem secos e quebradiços. Mas, diferente do liso, aqui, a nutrição precisa ser mais frequente que a hidratação.

E a explicação é simples: os óleos e as proteínas são os responsáveis por devolver os nutrientes na estrutura interna dos fios e fechar as cutículas – diminuindo, assim, os fios arrepiados. Para te ajudar nessa missão, escolha linhas que tenham manteigas naturais, como a manteiga de karité, e óleos nutritivos, como o óleo de coco.

Quer dicas dos melhores produtos pra usar no cabelo ondulado? Então confira:

Cabelo cacheado

Os cabelos cacheados são cheios de curvas e espirais maravilhosos. Mas essa estrutura em espiral dificulta a distribuição do óleo natural do couro cabeludo ao longo dos fios, então eles têm uma tendência natural a serem mais ressecados.

Por isso, escolha máscaras super hidratantes com óleo de rícino, babosa, manteiga de karitê. Esses ingredientes vão garantir a umidade, reduzir o frizz e deixar seus cachos lindos e mega macios. 

Essas máscaras são ótimas para você:

Cabelo crespo

E por último, mas definitivamente não menos importante, temos os cabelos crespos. Esses fios têm uma textura mais densa e uma curvatura super marcante. O que acontece é que, por causa do formato em ziguezague, eles tendem a ser mais secos e frágeis. Além disso, o couro cabeludo de fios de curvatura 4 e 5 são mais sensíveis e precisam de um tratamento específico. 

Aqui, a hidratação intensa é fundamental para repor a umidade e evitar a quebra dos fios, mas o tratamento com óleos é tão importante quanto – da raiz às pontas. 

Se você é cacheada e está cansada de sofrer para desembaraçar seus fios e acabar com o ressecamento, vem aí uma linha pra chamar de sua! Quer saber mais detalhes? Então aperte o play:

Quer saber mais detalhes desse lançamento antes que todo mundo? Então clique aqui. 

Estamos muito ansiosas com tudo que vem por aí!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top