fbpx
Dicas

Guia completo: como fazer o cabelo crescer de forma saudável?

Ter cabelos saudáveis e longos é o sonho de muitas pessoas e, para isso, é vital entender como fazer o cabelo crescer. Apesar de ser comum encontrar certas dificuldades no caminho, basta seguir algumas dicas valiosas para alcançar esse objetivo mais rápido.

Se você entender como acelerar o crescimento do cabelo, não deixe de conferir este guia. No post de hoje, temos dicas, mitos e verdades sobre o assunto, de modo que você possa finalmente ter as mechas dos seus sonhos. Vamos lá?

O cabelo e a autoestima 

O cabelo vai além da estética, tendo uma relação direta com o bem-estar e a autoestima. Por falar nisso, há estudos que mostram que boa parte das mulheres investem no autocuidado para se sentir bem consigo mesmas, combinando haircare com skincare. 

Não por acaso, o cabelo evidencia a personalidade e a identidade, inclusive podendo retratar o humor e o empoderamento. Logo, é fundamental saber como cuidar dos fios, contribuindo assim para a saúde mental. 

Aqui, a primeira dica é encontrar seu estilo e entender como o cabelo te faz sentir. Seja liso, crespo, cacheado ou ondulado, curto ou longo, natural ou colorido, você pode valorizar suas madeixas, criando hábitos saudáveis que ressaltam sua beleza. 

O que pode prejudicar o crescimento do cabelo? 4 exemplos

O crescimento capilar, apesar de ser definido pela genética, pode ter seu progresso comprometido por fatores externos. Confira alguns motivos para que seu cabelo não esteja crescendo como o esperado.

1. Muitas químicas com intervalos curtos

Um dos principais motivos da demora no crescimento do cabelo é a utilização de muitos procedimentos químicos. Isso inclui a descoloração, os relaxamentos e as progressivas, com intervalos de tempo muito curtos entre um e outro.

Esses processos enfraquecem os fios e podem prejudicar o crescimento. Por isso, prefira dar uma pausa maior entre as idas ao salão ou escolher apenas um procedimento de cada vez. Nada de pintar e alisar ao mesmo tempo, por exemplo.

2. Uso frequente de penteados apertados

O uso muito frequente de penteados apertados bloqueia o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, enfraquecendo a fibra capilar. Por sinal, isso ainda pode prejudicar os folículos capilares.

Se combinados com o uso de gel, cremes ou fixadores na raiz, esses penteados costumam atrasar ainda mais o crescimento capilar. Adicionalmente, eles tendem a ocasionar a queda de cabelo.

No entanto, muitas pessoas precisam fazer esses penteados no dia a dia, inclusive para trabalhar. Portanto, para diminuir esse impacto, é muito importante massagear bem o couro cabeludo durante o banho, devolvendo a circulação sanguínea.

O hábito de massagear o couro cabeludo, além de garantir a saúde dos fios, é um ótimo aliado no que fazer para o cabelo crescer muito rápido.

3. Falta de tratamento

Se você não costuma tratar seus fios, isso pode ser um problema se o seu desejo é ter longas mechas. Em outras palavras, uma das melhores formas de propiciar um crescimento mais rápido e aparente dos fios é adotar uma boa rotina de tratamentos.

O cronograma capilar ajuda a manter os fios protegidos, fazendo com que seu “projeto longo” seja muito mais satisfatório. E lembre-se: muito além do objetivo de deixar o cabelo crescer, é essencial manter as madeixas bonitas e saudáveis.

4. Falta de nutrientes

A alimentação é um fator-chave para o crescimento capilar. Portanto, ela deve ser uma prioridade durante o processo de deixar o cabelo crescer. Isso porque os fios capilares precisam de nutrientes e vitaminas para crescer sem quebras, ressecamento e queda. 

É muito comum que, mesmo com uma alimentação adequada, algumas pessoas não absorvam a quantidade necessária de nutrientes. Para auxiliar nisso, existem as vitaminas formuladas que fazem seu cabelo crescer muito mais rapidamente.

Mitos e verdades sobre o crescimento capilar

Agora que você já sabe tudo o que não ajuda o cabelo a crescer, venha conferir alguns mitos e verdades sobre o crescimento capilar. Tire suas dúvidas!

É verdade que o cabelo sujo cresce mais rápido?

Não! Na realidade, passar longos períodos sem lavar o cabelo pode atrapalhar o processo. O acúmulo de resíduos (oleosidade natural, cremes e produtos como shampoo a seco) pode entupir os folículos, causando irritações e caspas, o que impede o crescimento saudável.

Lavar o cabelo todos os dias ajuda no crescimento?

Por acaso, você já se perguntou “quantas vezes devo lavar o cabelo para ele crescer”? Assim como deixar o cabelo sujo não ajuda no crescimento, a lavagem diária também não é favorável. 

Lavar os fios muitas vezes por semana não é indicado, principalmente se seu cabelo for seco ou ressecado porque isso pode enfraquecer seus fios e causar mais queda do que o comum.

E, para quem se pergunta “quantas vezes você deve lavar o cabelo para ele crescer?”, isso depende de cada cabelo. Para fios secos, a dica é lavar menos de 3 vezes na semana. E, no caso de oleosidade no couro cabeludo, indica-se lavar, no máximo, dia sim, dia não.

Cortar os fios regularmente é necessário?

Cortar as pontas regularmente não é um processo necessário para todos e não interfere no tempo de crescimento dos fios. A propósito, o que determina o crescimento do cabelo é o bulbo capilar – localizado na raiz – e não nas pontas. 

Por outro lado, esse processo pode auxiliar quem sofre de pontas duplas ou ressecadas. Então, você pode adicionar o corte das pontas a fim de manter a saúde e o aspecto das suas madeixas. 

Além disso, não é preciso retirar o comprimento dos fios para eliminar as pontas duplas e ressecadas. Nessas situações, você pode experimentar o chamado corte bordado ou as outras técnicas que cortam apenas o necessário.

Cabelos cacheados e crespos não crescem? Não caia nessa!

Se o processo do crescimento capilar já pode ser complicado para fios dos tipos 1 e 2 (lisos e ondulados), para os fios 3 e 4, isso pode parecer ainda pior.

Você já deve ter ouvido algumas vezes que o cabelo cacheado ou crespo não cresce ou que estes demoram muito mais para crescer. Mas será que isso é real?

De fato, o crescimento dos fios tipo 3 e 4 ocorre normalmente, embora o fator encolhimento traga a sensação de mais demora. E, se você busca o aspecto de fios longos, experimente as finalizações que não priorizam a definição ou o volume, deixando-os mais “esticados”.

Afinal, como fazer o cabelo crescer em casa?

Ao contrário do que muitos pensam, é possível adicionar hábitos caseiros à sua rotina capilar que irão potencializar seus resultados. Veja essas dicas de amiga para amiga!

Massageie o couro cabeludo

Ao lavar o cabelo, é muito importante massagear bem o couro cabeludo, por, no mínimo, 3 minutos. Não use as unhas e sim as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares por toda a cabeça.

O objetivo da massagem é justamente aumentar a circulação sanguínea do local, favorecendo a absorção dos nutrientes pelos fios. Este é um passo muito importante, pois os folículos capilares precisam de estímulo para produzir novos fios e possibilitar que os antigos cresçam.

Evite água quente

Essa é uma dica antiga: prefira lavar os cabelos com a água mais fria. Isso contribui para o crescimento e a saúde capilar, pois a água quente age no cabelo de forma mais agressiva, fazendo com que os fios percam umidade, ficando ressecados e frágeis.

Dito isso, prefira uma lavagem mais suave, utilizando água fria ou morna e aplicando shampoo apenas uma vez — sim, é o suficiente.

Tenha cuidado ao finalizar ou pentear os fios

Um costume muito comum, também relacionado à lavagem, é pentear os fios ainda durante o banho, com o cabelo molhado.

O mais indicado é sair do banho, retirar o excesso de água dos fios (de preferência, utilizando uma toalha que não cause muito atrito ou camiseta de algodão) e, então, pentear os fios com um pente ou escova de dentes largos.

Penteie sempre começando pelas pontas, para evitar o embaraçamento. Se possível, compre um pente ou escova de madeira, pois estes agridem menos os fios.

Ao finalizar o cabelo, não passe cremes ou outros produtos na raiz. Isso porque essa prática pode prejudicar a respiração dos folículos e, ainda, causar caspas e queda.

Não se esqueça do protetor térmico

Se você faz uso frequente de fontes de calor, é importantíssimo usar um protetor térmico antes de passar chapinha, babyliss ou secador.

O calor excessivo pode trazer diversas consequências aos fios e ao couro cabeludo. Em geral, utilize a temperatura intermediária e, no caso do secador, mantenha-o a uma distância de, ao menos, 20 cm do couro cabeludo.

Cuidados ao prender o cabelo

Como citamos, os penteados muito apertados, em especial se forem feitos com muita frequência, podem prejudicar o crescimento e causar queda localizada.

Além de evitar o uso excessivo de gel, creme ou fixador na raiz, dispense os elásticos que causam muita fricção. Nessa linha, prefira penteados mais “folgados” e nunca durma de cabelo preso.

E mais: ao desfazer um penteado, massageie o couro cabeludo (sem produtos) para trazer a circulação de volta ao local.

Enfim, como saber se seu cabelo está crescendo?

Ao iniciar o processo de crescimento capilar, é muito comum que uma dúvida venha à tona: o cabelo está crescendo mesmo?

Realmente, perceber o crescimento pode ser mais difícil do que parece, em especial no caso de uma transição capilar. Sendo assim, como saber se o cabelo está crescendo ou não? Siga conosco para descobrir algumas pistas.

Fios novos ou quebrados?

Quando há a utilização de produtos que potencializam o crescimento, como tônicos ou vitaminas ingeridas, muita gente confunde se os fios são novos ou quebrados. 

Aqui, é preciso analisar estes fios por suas pontas: se elas forem finas, saudáveis, sem pontinhos brancos ou pontas duplas, esses são fios novos. Cuide do seu baby hair!

Caso as pontas sejam grossas, duplas, irregulares ou apresentem pequenos pontos brancos, são sinais de quebra do fio. Geralmente, isso ocorre quando o cabelo está enfraquecido ou por corte químico.

Cabelos novos ficam com frizz?

Sim, principalmente dependendo do local onde nascem. Se você utiliza chapinha, é ainda mais fácil identificar aqueles fiozinhos que ficam “para cima” após o calor. Na parte frontal, eles ficam bem evidentes, não é mesmo?

Porém, o frizz dos cabelos novos também pode ser facilmente confundido com fios quebrados. Os mesmos sinais citados no último tópico podem indicar que, na verdade, seus fios estão passando por maus bocados e precisam de tratamento.

Como identificar o crescimento do cabelo durante a transição capilar?

Na transição, quando a aparência natural do cabelo está sendo recuperada, pode haver dúvida sobre o crescimento capilar. No caso das cacheadas que passaram por alisamentos, a raiz que vai crescendo fica mais volumosa, texturizada e diferente no comprimento.

E, para quem está em transição de coloração, a visualização é mais aparente, pois, em geral, a tintura começa a desbotar e a raiz tende a ficar diferente do restante. 

Qual é a melhor vitamina para crescer cabelo?

“Como fazer o cabelo crescer mais rápido?” é uma das perguntas mais frequentes quando se trata do crescimento dos fios. Como citamos acima, existem vitaminas formuladas especificamente para te ajudar com isso!

Um ótimo exemplo é a vitamina Forever Hair, que, inclusive, desempenha mais de uma função. Além de apoiar o crescimento do cabelo, combate a queda e acelera o crescimento das unhas.

Por sua vez, a Forever Gummy Hair é uma opção interessante para quem prefere as gomas aos comprimidos. Com sabor delicioso de tutti-frutti, essa vitamina promove mais nutrição aos fios.

Existem, ainda, opções específicas para ajudar no crescimento capilar masculino, combatendo a calvície, por exemplo. Para essa finalidade, vale conhecer a vitamina Forever Hair Men!

Qual é a melhor linha para crescimento de cabelo?

Quer saber quais os melhores produtos para crescer cabelo? Além das vitaminas, existem linhas criadas para acelerar o processo de crescimento, como o kit Cresce Cabelo. São produtos formulados para tratar seus fios e ajudá-los a alcançar o tamanho desejado.

Aliás, o kit completo Cresce Cabelo conta com um mix de produtos, sabia? Entre eles, destacam-se a vitamina Forever Gummy Hair e o tônico que viabiliza o crescimento e o surgimento de novos fios pelo estímulo sanguíneo ao couro cabeludo e folículos pilosos.

Gostou das dicas? Se te ajudamos a entender como acelerar o crescimento do cabelo, de forma saudável, acompanhe a Forever Liss e mantenha suas madeixas sempre incríveis! 

Comentários do Facebook

Novidades

To Top