fbpx
Dicas

Escova definitiva estraga o cabelo. Será mesmo?

Será que a escova definitiva estraga o cabelo? Essa é uma dúvida bastante comum entre as mulheres que desejam  madeixas com liso extremo, mas querem manter a saúde dos fios.

É o seu caso, amiga? Pois saiba que essa linha de raciocínio está certíssima! Afinal, tão importante quanto ter cabelos bonitos e com o visual que sempre sonhou, é mantê-los saudáveis, fortes, macios e brilhantes.

Então, começaremos a nossa conversa dando um spoiler para essa pergunta: não, a escova definitiva não estraga o cabelo, desde que os cuidados certos sejam tomados. 

Por exemplo, o ideal é que os fios não tenham passado por nenhum outro procedimento químico anterior, visto que a escova definitiva tende a ser incompatível com a maioria desses processos.

Ao falar sobre isso, esbarramos em outro cuidado: se você pretende descolorir seu cabelo, para fazer luzes, por exemplo, a escova definitiva não é a mais indicada. Isso porque a aplicação dessas duas químicas nos fios pode danificá-los seriamente devido à incompatibilidade, podendo resultar até no temido corte químico.

Porém, vamos focar nas partes boas desse alisamento, que são a redução de volume capilar e o efeito super liso duradouro, o qual não é alcançado com outros tipos de escova, como a progressiva.

Assim, se o efeito liso é o que mais interessa a você, pode ir sem medo, e sabe por quê? Porque neste artigo você vai conferir se a escova definitiva prejudica o cabelo ou não, e como cuidar corretamente de cabelos que passaram por esse procedimento.

Afinal, a escova definitiva prejudica o cabelo ou não?

A escova definitiva (ou semidefinitiva) prejudica o cabelo apenas se não houver os cuidados certos e necessários com os fios antes e depois do processo. Na verdade, é possível ir até mais longe, destacando que ela causa bem menos danos aos fios que a escova progressiva.

O motivo é que o efeito da escova definitiva dura muito mais tempo, em média de 3 a 8 meses, sendo que esse período se refere ao de crescimento do cabelo, levando à necessidade de retoque na raiz.

A verdade é que, uma vez aplicada nos fios, esse tipo de escova não sai! Para retirá-la é preciso esperar o cabelo crescer e cortar as partes alisadas pouco a pouco.

E justamente o fato de não sair é que tende a gerar menos danos ao cabelo, porque não é preciso reaplicar o produto nas partes já alisadas, apenas na raiz que ainda não recebeu a química, o que já não acontece com a progressiva.

Dica de leitura! Aproveite e confira este artigo: “Qual a diferença entre botox e progressiva?

Quando a escova definitiva estraga o cabelo?

Como dissemos, a escova definitiva apenas estraga o cabelo se não houver os devidos cuidados e a atenção necessária com as madeixas. Um dos mais importantes é se atentar para o fato que esse tipo de escova tende a ser incompatível com outros procedimentos químicos.

Isso significa que processos de descoloração ou mesmo tinturas, por exemplo, podem resultar em danos permanentes aos fios. A quebra, por exemplo, é um dos que mais acontece, dando ao cabelo um visual totalmente oposto ao liso extremo esperado.

Somado a isso, a incompatibilidade de químicas acaba deixando os fios fracos, sem brilho e ásperos, afetando não apenas a aparência, mas também a saúde dos cabelos.

Ah! E não deixe de colocar nessa lista o uso de produtos de baixa qualidade ou com ativos ruins para as fibras capilares. Em linhas gerais, a fórmula da escova definitiva inclui tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxidos, que são substâncias que alteram a estrutura e o formato dos fios.

A Semi Definitiva Zero da Forever Liss, por sua vez, é composta por queratina hidrolisada (ação antioxidante e emoliente), óleo de monoi (protege do ressecamento provocado por agressões físicas) e macadâmia (que promove hidratação intensa e combate o frizz). 

Leia também: “Mitos e verdades sobre o botox capilar

Como cuidar corretamente de cabelos com escova definitiva?

E então, depois dessas informações, acreditamos que a pergunta “a escova definitiva estraga o cabelo ou não” foi respondida. O que acha? Esperamos que sim! E que tal complementar essa informação com algumas dicas de como cuidar corretamente do seu cabelo após esse processo químico?

Nossas sugestões de tratamento para cabelos quimicamente alisados são:

  • defina um cronograma capilar e siga-o corretamente;
  • mantenha uma frequência de lavagem;
  • use produtos próprios para cabelos alisados.

Defina um cronograma capilar e siga-o corretamente

Não pense que por estar com os cabelos lisíssimos que você não precisa mais fazer uma boa hidratação e/ou nutrição nos fios.

Definir e seguir à risca um cronograma capilar é fundamental para todos os tipos de cabelos, mas principalmente para aqueles que passaram por mudanças químicas em sua estrutura.

A ideia com esse cuidado é devolver a água e os nutrientes que podem ter sido perdidos durante o processo, resultando em madeixas muito mais brilhantes, macias, livres de frizz e com a elasticidade restaurada.

Mantenha uma frequência de lavagem

A higienização do couro cabeludo é importante não apenas para garantir um bom aspecto para o cabelo, mas também entra como parte do cuidado geral da sua saúde.

No entanto, lavagens em excesso contribuem para a retirada dos óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo, que funcionam como uma camada de proteção para os fios.

Para evitar esse problema, o indicado é intercalar entre lavagens com shampoo e lavagens apenas com condicionador. E quando usar shampoo, dar preferência para aqueles que não têm sal na composição.

Use produtos próprios para cabelos alisados

E por falar em shampoo e condicionador, é também muito importante que você use produtos específicos para cabelos que passaram por processos químicos de alisamento, a exemplo dos voltados para pós-progressiva.

Esse cuidado é importante porque esse produtos contém ativos em suas fórmulas que ajudam na recuperação dos fios e também a manter a química e o efeito liso por mais tempo.

Por que a semidefinitiva da Forever Liss é a ideal para quem quer um efeito liso?

A semidefinitiva da Forever Liss é ideal para quem quer um cabelo com efeito liso por inúmeros motivos. Entre os que mais se destacam estão:

  • entrega como resultado um liso natural;
  • tem efeito antifrizz;
  • confere mais brilho aos fios;
  • é de fácil aplicação;
  • não tem cheiro, nem provoca ardência.

Isso sem falar sobre os fatos sobre a Forever Liss que você pode ainda não saber, mas que reforçam a qualidade dos produtos e garantem às clientes cabelos lindos, saudáveis e perfeitos, tais como:

  • atualmente, são 55 linhas, totalizando mais de 220 produtos voltados para todos os tipos de cabelo;
  • a Forever Liss está no Top 10 dos sites de cosméticos mais acessados do Brasil;
  • nenhum dos produtos é testado em animais.

E aí, pronta para comprar a sua escova definitiva da Forever Liss? Então, acesse o nosso site agora mesmo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top