fbpx
Dicas

Qual a diferença entre escova progressiva e escova definitiva? Detalhes que você precisa saber!

Que as duas deixam os cabelos lisos, isso não é segredo para ninguém. Mas você sabe, exatamente, qual a diferença entre escova progressiva e escova definitiva?

Podemos começar a responder essa pergunta destacando alguns dos principais pontos que diferem uma da outra, tais como tempo de duração da química nos cabelos, compatibilidade com outros processos químicos e resultados que podem ser alcançados.

Como o próprio nome sugere, a escova definitiva tem tempo de duração maior, exigindo apenas retoque na raiz conforme o cabelo cresce. A escova progressiva, por sua vez, vai “saindo” com o passar dos meses por não atuar tão profundamente nos fios.

Mas além dessa questão, na hora de escolher entre uma ou outra escova, é fundamental que você analise o resultado que pretende alcançar. Por exemplo, quer ter um liso extremo e duradouro, ou apenas reduzir o volume e alinhar os fios?

Seja qual for a sua preferência, uma coisa é certa: o uso dos produtos certos é fundamental tanto para chegar ao objetivo desejado quanto para manter os cabelos saudáveis e bonitos.

Quer saber como conseguir isso? Então siga a leitura deste artigo para conferir a diferença entre escova progressiva e escova definitiva, qual delas é a melhor, e onde encontrar os produtos certos para esse processo!

Qual a principal diferença entre escova progressiva e escova definitiva?

Se você é da turma de mulheres que não abre mão de ter cabelos lisos, alinhados e brilhantes, precisa saber, antes de escolher entre um desses dois processos químicos, que a diferença entre escova progressiva e escova definitiva não é uma só. 

Como dissemos logo na abertura deste artigo, entre progressiva x definitiva, os pontos de diferenciação são:

  • tempo de duração da química nos cabelos;
  • compatibilidade com outros processos químicos;
  • resultados alcançados;
  • fórmula de cada produto;
  • tipo de cabelo indicado.

Tempo de duração da química nos cabelos

A escova progressiva costuma durar entre dois a três meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados realizados e dos produtos aplicados pós-progressiva.

Isso acontece porque esse procedimento não tem um poder de penetração tão intenso quanto a escova definitiva, criando apenas uma cápsula em volta dos fios que altera temporariamente a sua estrutura.

A escova definitiva, no entanto, dura até 8 meses, isso considerando o tempo necessário para retoque da raiz. O fato é que, uma vez aplicada, essa química não sai mais dos fios, sendo que esse prazo se refere à reaplicação nas partes que cresceram após o primeiro processo.

Dica de leitura: “Mitos e verdades sobre o crescimento do cabelo

Compatibilidade com outros processos químicos

Se você pretende fazer outros procedimentos nos cabelos, principalmente os que envolvem descoloração, esse é mais um motivo para entender bem qual é a diferença entre escova progressiva e escova definitiva.

O motivo é que, em linhas gerais, a definitiva é incompatível com outras químicas. Assim, se você pretende fazer luzes, por exemplo, a progressiva vai atender melhor, visto que essa tem compatibilidade com processos de descoloração, desde que respeitados os cuidados necessários.

Por exemplo, você pode fazer luzes e progressiva nas suas madeixas, mas é bastante indicado cumprir o tempo mínimo de intervalo entre esses dois processos, que é somente realizar a progressiva 10 dias após as luzes, ou 30 dias antes. 

Além disso, por mais que progressiva e descoloração sejam compatíveis, é crucial fazer o teste de mecha e de toque para evitar problemas com um possível corte químico ou alergias no couro cabeludo. 

Resultados alcançados

Outra importante diferença entre escova progressiva e escova definitiva é o resultado que cada uma entrega.

A progressiva promove a redução do volume e o alinhamento dos fios, deixando-os com um efeito liso, mas não tão intenso. Já a definitiva entrega madeixas extremamente lisas e com resultado permanente, porque ela altera diretamente a estrutura capilar.

Isso significa que, se você quiser reverter o processo, é preciso esperar o cabelo crescer e cortar as partes alisadas pouco a pouco.

Fórmula de cada produto

Mais um diferencial entre progressiva e definitiva é a formulação e os ativos de cada um desses produtos.

Geralmente, a escova definitiva é feita à base de tioglicolato de amônia, que é uma substância que remodela a estrutura capilar, resultando em um liso intenso e com efeito duradouro, conforme já comentamos.

A escova progressiva, por sua vez, costuma ter diversas formulações diferentes. A escova progressiva da Forever Liss, por exemplo, é composta por queratina hidrolisada, óleo de monoi, macadâmia e um conjunto de aminoácidos, e funciona como uma semidefinitiva.

Tipo de cabelo indicado

E para saber qual a melhor escova para as suas madeixas, entre a progressiva e a definitiva, não deixe de considerar o seu tipo de cabelo.

A progressiva costuma ser mais indicada e trazer resultados mais expressivos para quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos que buscam por fios com menos volume, sem um efeito tão liso.

Já a definitiva tende a ser bastante vantajosa para quem tem cabelos cacheados ou crespos e quer deixá-los bem, mas bem lisos.

Aproveite e leia também: “Qual a diferença entre botox e progressiva?

Qual a diferença entre progressiva, inteligente e definitiva?

E tem mais uma diferença entre escovas que vale a pena você conhecer, que é entre a progressiva, a inteligente e a definitiva.

Como já comentamos sobre a progressiva e a definitiva, falaremos sobre o que é a escova inteligente e como ela funciona, combinado?

A escova inteligente pode ser definida com uma técnica “mais suave” de alisamento. Ela promete cabelos mais lisos, alinhados e livres de frizz. Por não ir tanto na estrutura interna dos fios, ela não é indicada para quem busca um efeito liso chapado, já que ela traz um resultado bem mais natural.

Quanto a esse tipo de escova, é importante que você saiba que sua fórmula costuma ter formol, porém, menos de 0,2%, que é o permitido pela Anvisa. Mas somada a essa substância, outras fazem parte da sua composição, tais como a queratina líquida, que ajuda a manter a saúde dos cabelos.

Sobre o tempo de duração da escova inteligente, costuma ser de, em média, três meses, necessitando de retoques tanto na raiz quanto no comprimento dos fios.

Quanto custa para fazer uma escova progressiva ou definitiva?

O custo de uma escova progressiva ou definitiva no salão costuma estar relacionado ao tamanho do seu cabelo e da quantidade — ou seja, quanto mais volumoso e mais comprido, mais caro tende a ser o serviço.

Mas a boa notícia é que você pode fazer isso em casa, de maneira fácil, e gastando pouco!

Na Forever Liss você encontra uma linha completa e profissional com kits para escova progressiva e escova semidefinitiva.

Acesse o nosso site e confira agora mesmo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top