fbpx
Dicas

Cabelo crespo com luzes: como fazer e cuidar corretamente? 7 dicas!

O cabelo crespo com luzes traz um visual moderno, alegre, iluminado e ajuda a deixar os cachos mais evidentes.

Porém, quem tem os fios desse tipo sabe que eles costumam ser naturalmente mais ressecados e frágeis, e que submetê-los a um processo de descoloração pode acentuar essas características. 

Mas não se preocupe! Não é por causa disso que você precisa deixar de lado a vontade de iluminar seu cabelo. Com as técnicas e cuidados certos, suas madeixas ficarão incríveis e mais lindas do que já são.

Então, vamos lá! Se você quer saber se tem como fazer luzes em cabelo crespo, de que maneira esse procedimento pode ser feito e como tratar os fios antes e depois, está no lugar certo.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, sete dicas “de ouro” que separamos para você!

Como fazer luzes em cabelo crespo em casa? 3 passos!

Para falarmos sobre como cuidar de um cabelo crespo com luzes precisamos, primeiro, explicar como iluminar fios desse tipo, concorda?

Inicialmente, você deve escolher de qual maneira fará essa transformação, ou seja, se em um salão com um profissional ou em casa. 

Aqui, vamos considerar que você é daquelas pessoas que adora mexer nas madeixas por conta própria. Por isso, daremos o passo a passo para iluminar cabelos crespos sozinha.

  1. Comece pelo teste de mecha e a prova de toque

Todas as vezes que for mudar a cor ou a textura do seu cabelo, você precisa fazer o teste de mecha e a prova de toque

Esse cuidado é fundamental para verificar se você tem alergia ao produto que será utilizado, e como seus fios se comportarão durante e após a aplicação. Isso evita, por exemplo, quebras, queda e o tão temido corte químico.

Neste vídeo tem uma explicação breve de como você deve fazer esses testes. Confira!

  1. Separe os materiais

Se o teste de mecha e a prova de toque apresentarem bons resultados, o passo seguinte consiste em separar os materiais necessários para iluminar o seu cabelo.

No geral, o que você vai precisar para esse processo é:

  • água oxigenada;
  • pó descolorante;
  • pincel para a aplicação;
  • recipiente não metálico para fazer a mistura;
  • luvas para proteger suas mãos;
  • prendedores de cabelo;
  • papel alumínio cortado em tiras de, aproximadamente, 30 cm de comprimento e 15 cm de largura (ou de acordo com o tamanho do seu cabelo).

Sobre a água oxigenada, o volume depende de quantos tons você pretende clarear o seu cabelo. Se for apenas um tom, a de 20 volumes é o suficiente; para dois tons use a de 30 volumes; e para três tons a de 40 volumes.

A proporção do preparo deve ser de uma medida de água oxigenada para duas de pó descolorante e, preferencialmente, que ambas sejam da mesma marca.

Já o papel alumínio deve ser usado para separar as mechas, pois, no caso dos fios crespos, a touca para luzes não é indicada. 

O motivo é que, por serem mais frágeis, puxá-los pelos furinhos da touca favorece a quebra. Assim, a forma de evitar isso, é separando as partes que serão descoloridas com a ajuda desse tipo de papel.

  1. Comece a aplicação!

Com o produto preparado, você pode seguir para a aplicação, da seguinte forma:

  • desembarace bem os fios;
  • separe o cabelo em quatro partes iguais;
  • de uma das partes, separe a mecha que será descolorida e a apoie sobre o papel alumínio;
  • aplique o produto descolorante em toda a extensão, começando pelas pontas e subindo em direção à raiz, deixando um espaço de, pelo menos, um dedo do couro cabeludo;
  • feche o papel, formando uma espécie de envelope com toda a mecha dentro;
  • aguarde o tempo de pausa indicado pelo fabricante dos descolorantes — aqui, é muito importante que, de tempos em tempos, você abra os papéis para acompanhar a cor que seu cabelo está ficando;
  • ao chegar ao tom desejado, lave os fios para retirar totalmente o produto.

4 dicas para manter os cabelos crespos com luzes  

Agora que você sabe como fazer luzes em cabelo crespo, chegou o momento de falarmos sobre os cuidados que as madeixas desse tipo precisam receber para mantê-las lindas, hidratadas, com brilho e, principalmente, saudáveis.

Quanto a isso, nossas dicas para você são:

Defina um bom cronograma capilar

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelos, mas para quem tem cabelo crespo com luzes, ele é primordial!

Por meio dessa rotina de cuidado, você mantém a nutrição e a hidratação dos fios, deixando-os muito mais fortes e saudáveis, especialmente após aplicações de químicas, como os produtos descolorantes.

Use matizadores para evitar o amarelado dos fios

Os matizadores são substâncias que neutralizam a cor dos cabelos. Eles devem ser usados após o processo de descoloração, a fim de remover pigmentos indesejados que podem ficar nos fios e que geram tons amarelados ou alaranjados.

Utilize shampoo e condicionador próprios para cabelos crespos descoloridos

O uso de shampoo e condicionador próprios para cada tipo de cabelo é fundamental para manter as madeixas bem tratadas e bonitas. No caso do cabelo crespo com luzes, é preciso alinhar os produtos desenvolvidos para fios desse tipo aos que passaram por processos de descoloração.

Com isso, você consegue manter a limpeza ideal sem agredir seu cabelo, a cor, a hidratação, e ainda evita frizz, queda e quebra.

Aposte nos finalizadores

Os finalizadores são um dos melhores amigos dos cabelos crespos. Aposte nesse produto para arrumar os cachos da maneira que mais gosta, aproveitando para dar destaque às mechas que foram descoloridas.

Sugestão! No artigo “Como cuidar de cabelos crespos: 11 dicas que fazem a diferença!”, você confere outras dicas incríveis de como tratar corretamente madeixas desse tipo. Não deixe de conferir!

Como hidratar cabelo crespo com luzes? Dica extra!

Hidratar corretamente um cabelo crespo com luzes é o segredo para não perder a definição dos cachos e mantê-los macios e saudáveis.

Para isso, tudo começa com a escolha de boas máscaras de hidratação, sempre respeitando a característica dos seus fios.

Em seguida, você deve:

  • lavar seu cabelo com shampoo hidratante;
  • separar o cabelo por mechas para aplicar a máscara;
  • esperar o tempo de pausa para o produto agir;
  • enxaguar bem para tirar todo o creme dos fios;
  • aplicar condicionador para selar as cutículas capilares;
  • enxaguar para retirar o condicionador após a pausa desse produto;
  • retirar o excesso de água dos fios;
  • finalizar como de costume.

Os detalhes sobre esse processo,  você encontra no artigo “Guia: como hidratar cabelos cacheados e realçar os cachos?“, e para comprar as melhores máscaras de hidratação para o seu cabelo, acesse agora mesmo a loja oficial de Forever Liss!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top