fbpx
Dicas

Como cuidar de cabelos crespos: 11 dicas que fazem a diferença!

Saber como cuidar de cabelos crespos é uma das maiores dúvidas de quem decidiu assumir as madeiras naturais. Uma das razões é que muitas pessoas pensam que esse tipo de cabelo dá muito mais trabalho do que os demais — o que não é bem verdade, sejamos sinceras!

Os cuidados com os cabelos crespos são apenas um pouco diferente dos destinados às madeixas que têm outra curvatura. O que não quer dizer que seja mais complicado, entende?

O fato é que, com as dicas e truques certos, fica fácil ter fios saudáveis, bonitos, e com a textura que você tanto deseja. Assim, poderá sair por aí desfilando com seus lindos cachos e com a autoestima lá em cima!

Quer saber todos os detalhes e segredos de como cuidar de cabelos crespos? Então siga a leitura deste artigo que contaremos tudo para você!

11 dicas de como cuidar de cabelos crespos

A lista que fizemos para você, sobre como cuidar de cabelos crespos, traz as seguintes orientações:

  • conheça qual o seu tipo de cabelo crespo;
  • use produtos específicos;
  • atente-se ao modo de lavar o cabelo;
  • não use toalha para secar os fios;
  • nunca desembarace o cabelo seco;
  • siga um bom cronograma capilar;
  • aposte na umectação capilar;
  • dê atenção à finalização e à texturização;
  • mantenha o corte em dia;
  • proteja os fios na hora de dormir;
  • transforme o borrifador no seu melhor amigo.

Conheça qual o seu tipo de cabelo crespo

Saber quais são os tipos de cabelos crespos é o primeiro passo para cuidar corretamente desse tipo de madeixa. O motivo é que cada curvatura requer um ponto de atenção distinto.

Os crespos fazem parte do grupo de fios com a curvatura categoria 4, e são:

  • 4A: cabelos caracterizados por cachos pequenos, mas visíveis. Costumam ganhar volume facilmente, serem mais sensíveis e mais secos nas pontas;
  • 4B: cachos menos definidos e visíveis, principalmente quando o cabelo está molhado. Os fios são finos, têm tendência à quebra, e sofrem com o efeito encolhimento quando secam;
  • 4C: são fios ainda mais finos, por isso, a definição dos cachos é quase imperceptível e sua curvatura pode ter formato de zigue-zague.

Use produtos específicos

Uma vez que você descobre qual o seu tipo de crespo, fica fácil escolher os produtos certos. 

Isso é fundamental porque cada shampoo, condicionador, máscara, creme para pentear, ou outros tratamentos para cabelos crespos têm uma função diferente. Adquirir os produtos certos faz toda a diferença nos resultados!

Atente-se ao modo de lavar o cabelo

Uma dica muito importante sobre como cuidar de cabelos crespos é quanto à lavagem. Evitar água quente é essencial, pois a alta temperatura contribui para os fios ficarem ainda mais secos.

Fazer pré-lavagem com um óleo de tratamento específico para o seu tipo de cabelo crespo ajuda a proteger os fios e a limpar adequadamente, sem que a hidratação natural seja retirada.

Não use toalha para secar os fios

Usar toalha para secar os fios crespos, especialmente esfregando, aumenta o frizz e deixa o cabelo crespo com aspecto ainda mais seco. O mais indicado para esse tipo de cabelo é secá-lo com o auxílio de um tecido de algodão, como uma camiseta velha. 

Ah! E ainda assim, nada de esfregar suas madeixas, hein! O ideal é somente pressionar o tecido contra os fios, apertando delicadamente para não dar frizz.

Nunca desembarace o cabelo seco

Desembaraçar cabelo crespo com ele seco é um prato cheio para promover a quebra dos fios. Fora que isso também deixa o cabelo todo arrepiado — e temos quase certeza de que você não quer esse visual, acertamos?

Por isso, o mais indicado é desembaraçar esse tipo de cabelo durante a lavagem com o auxílio do condicionador e de um pente garfo. Se precisar fazer esse processo fora do banho, use um borrifador com água e um pouco de creme para pentear diluído para umedecer suas madeixas e, assim, tirar o embaraço sem risco de prejudicar seu cabelo. 

Siga um bom cronograma capilar

O cronograma capilar, ou simplesmente CC, é um dos pontos altos da nossa lista de dicas de como cuidar de cabelos crespos. 

Um dos principais motivos é que esse tipo de cabelo é naturalmente seco, e a hidratação constante, juntamente à nutrição e à reconstrução, é um dos maiores segredos para mantê-los hidratados e livres do aspecto ressecado.

No artigo “Cronograma capilar: como funciona? Passo a passo completo!“, você confere todos os detalhes de como fazer corretamente o CC.

Aposte na umectação capilar

A umectação é um procedimento que ajuda a repor a oleosidade dos fios, deixando-os mais hidratados, nutridos, macios e com ar mais saudável. 

Nos cabelos crespos, você pode fazer a umectação antes da lavagem — o que ajuda a proteger os fios da ação do shampoo —, ou à noite, aplicando o óleo escolhido antes de dormir e retirando-o logo pela manhã.

Dê atenção à finalização e à texturização

Outro importante segredo de como cuidar de cabelos crespos é a finalização e a texturização dos fios. 

Após lavar adequadamente, usar técnicas como a fitagem, por exemplo, ajuda a deixar os cachos definidos, além de aumentar as chances de ter o day after dos sonhos!

Mantenha o corte em dia

Muitos cabelos crespos sofrem com o fator encolhimento pós-lavagem. Também por isso, quem deseja ter fios compridos, acaba deixando o corte de lado. Porém, é bem importante cortar as pontas regularmente.

Ter esse cuidado é uma maneira de tirar partes ressecadas que impactam negativamente o resultado da finalização, bem como pontas duplas e secas que deixam os cabelos com aspecto de malcuidado.

Proteja os fios na hora de dormir

Proteger o cabelo crespo na hora de dormir é outra forma de alcançar um belo day after — resultado tão sonhado das cacheadas, não é mesmo?

Fronhas ou toucas de cetim são as mais indicadas para evitar frizz e quebra dos fios, o que pode acontecer decorrente do atrito das madeixas em travesseiros revestidos com outros tecidos.

Transforme o borrifador no seu melhor amigo

Lembra que falamos do borrifador para ajudar a desembaraçar os fios? Pois bem, seja para isso, seja para o day after (olha ele aqui de novo!), borrifar uma mistura de água com produtos como leave-in, creme para pentear, óleo vegetal, entre outros, fará toda a diferença nos cuidados com o seu cabelo e facilitará muito o seu dia a dia!

Quais são os melhores cremes para cabelos crespos?

Agora você sabe exatamente como cuidar de cabelos crespos! Mas, ainda assim, pode ser que tenha outras dúvidas sobre esse tipo de madeixas. E tudo bem se tiver! 

Por exemplo, pode ser que você ainda queira saber coisas como:

  • O que fazer para deixar o cabelo crespo melhor?
  • Como deixar o cabelo crespo macio, solto e sempre hidratado?
  • Qual o melhor shampoo e creme para pentear para cabelos crespos e ressecados?

A resposta para perguntas como essas é: use os produtos próprios para o seu tipo de cabelo!

Na Forever Liss, por exemplo, você encontra uma linha completa de produtos para todos os tipos de cabelos crespos. São shampoos, cremes, máscaras capilar e muito, muito mais.

Acesse o nosso site oficial e confira todos agora mesmo! Aproveite também nossos cupons de desconto para deixar a sua compra ainda mais baratinha!

Ah! E aqui vai uma dica extra de tratamentos para cabelos crespos! Não deixe de conferir o nosso artigo exclusivo de mitos e verdades sobre o botox capilar e veja como esse procedimento pode deixar os seus cachos ainda mais definidos!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top