fbpx
Dicas

Guia: como hidratar cabelos cacheados e realçar os cachos?

Os cabelos cacheados, independentemente da curvatura, tendem a ser mais ressecados do que os lisos. Isso porque sua estrutura dificulta a passagem de oleosidade da raiz para as pontas. 

Porém, essa característica pode ser revertida com cuidados simples. Neste contexto, um dos mais importantes é saber como hidratar os cabelos cacheados. 

A rotina de cuidados de quem possui uma curvatura que vai do 1A ao 4C deve ser focada na saúde do cabelo. Para tanto, é essencial tratar os fios de forma adequada. 

Não há uma fórmula secreta para isso. Porém, existem passos que podem ser seguidos, que é o que você descobrirá ao longo do conteúdo. Continue sua leitura e saiba, de uma vez por todas, como hidratar o cabelo cacheado! 

O que é hidratação capilar? Quais são seus benefícios?  

A hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes que os fios perdem diariamente, devido à química, poluição, radiação solar e ao uso do secador. O tratamento evita que os cabelos fiquem secos e sem vida, logo, é uma etapa indispensável no haircare.

Os principais benefícios que a hidratação capilar traz às suas madeixas são:

  • prevenir e tratar as pontas duplas;
  • combater o ressecamento dos fios;
  • revitalizar o cabelo danificado pela química;
  • conferir brilho aos fios;
  • propiciar o aspecto mais saudável;
  • acabar com o frizz;
  • deixar o cabelo mais maleável. 

Para hidratar o cabelo cacheado, além de escolher uma boa máscara capilar, é preciso seguir todos os passos de uma rotina de cuidados com os cabelos. Afinal, cada processo complementa o outro. 

Como hidratar cabelos cacheados em 7 passos infalíveis?

No fim das contas, qual é a melhor hidratação para cabelo cacheado? Se você quer aumentar a definição dos cachos e deixá-los mais soltos, siga com a gente.

Para que os resultados dessa hidratação sejam potencializados, é vital seguir todas as etapas da higiene capilar criteriosamente. E, antes de se perguntar: “como faço para hidratar meus cabelos cacheados?”, confira todas as nossas dicas pré e pós-hidratação.

1. Lavar com shampoo hidratante

O processo de hidratação começa pela limpeza dos fios, porque, além de tirar as impurezas, o shampoo tende a abrir as cutículas dos cabelos. A propósito, isso contribuiu para a penetração da máscara capilar. 

Por isso, em primeiro lugar, é importante escolher um produto adequado. É sempre bom se atentar ao rótulo e escolher as opções que apresentem mais propriedades hidratantes e agentes de limpeza menos agressivos. 

É fundamental aplicar o produto no couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos, em movimentos circulares. E, se houver necessidade, repita o processo para garantir a limpeza total da raiz.

2. Separar o cabelo em mechas e aplicar a máscara

O próximo passo é a aplicação da máscara. Para uma melhor administração do produto, o segredo é separar o cabelo em seções. Assim, você terá certeza de que conseguiu distribuir a máscara igualmente em todos os fios. 

A seguir, enluve as mechas do comprimento às pontas até que estejam bem preenchidas de máscara capilar. E, para turbinar o efeito, você pode adicionar umas gotas de óleo vegetal ao produto, antes de distribuir nos cabelos. 

Aposte em aliados das cacheadas, como: óleo de coco, oliva, abacate e argan. Se preferir, as ampolas de tratamentos também potencializam o efeito da máscara, deixando os cachos revitalizados. 

Outro ponto-chave é sempre conciliar a etapa de hidratação com o seu cronograma capilar, unindo-a às etapas de nutrição e reconstrução. Logo mais, voltaremos nesse ponto!

3. Deixar o produto agir 

Cada produto tem sua especificação de tempo para agir no cabelo, logo, respeite a instrução do rótulo para que não haja nenhum efeito contrário. Em paralelo, faça um coque baixo e, se preferir, utilize toucas de alumínio, porque o calor propicia um resultado melhor. 

4. Enxaguar em abundância

Após o tempo estipulado pelo fabricante, enxágue em abundância e certifique-se de que todo o produto foi retirado. 

O acúmulo de resíduos pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e deixar os fios com aspecto pesado. E lembre-se: recomenda-se que a temperatura da água seja de morna a fria.

5. Selar com o condicionador 

O condicionador, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é um passo que deve ser seguido mesmo após a hidratação. 

A função desse produto é selar as cutículas dos fios, que foram abertas com o shampoo. Por isso, aplique apenas nas pontas, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem.

6. Tirar o excesso de água 

Antes de finalizar o cabelo, é fundamental tirar o excesso de água com uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão. 

Esses dois materiais são muito usados nos cabelos cacheados, pois não causam tanto atrito com as madeixas e evitam o indesejado frizz. 

7. Finalizar como de costume

A última etapa é a finalização, sendo que você pode fazê-la como de costume, da melhor forma para seu cabelo. Uma dica é apostar em finalizadores com atributos hidratantes e, se for utilizar fontes de calor, não esqueça de aplicar um protetor térmico para proteger os fios.

Quantas vezes hidratar o cabelo cacheado?

O ideal é hidratar os fios, pelo menos, uma vez na semana, visto que os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados. Mas tudo irá depender do aspecto do suas madeixas, do tipo de curvatura e do cronograma capilar.

A quantidade de vezes não é regra, podendo ser alterada de acordo com a necessidade. Se o cabelo estiver muito ressecado e quebradiço, aposte em uma hidratação profunda. Caso o intuito seja a prevenção, diminua a quantidade de vezes e aplique produtos mais leves.

O que usar para hidratar o cabelo cacheado?

Para uma hidratação potente, a dica de ouro é escolher produtos com componentes que proporcionem o resultado esperado. Para isso, existem alguns itens que, além de tratar os cabelos, trazem os nutrientes necessários para os fios. 

Os produtos agem na estrutura capilar, devolvendo a água e os nutrientes que a fibra e a queratina capilar necessitam. Lembrando que a queratina é o principal componente dos fios, sendo essencial para proteger contra danos externos.

Dito isso, confira abaixo os componentes que contribuem para a hidratação dos cabelos cacheados. 

Extratos botânicos, frutas ou vitaminas

Os produtos que contêm esses ingredientes são ótimos para absorver a umidade, retendo a água no fio e mantendo-o hidratado, com maciez e maleabilidade. 

Frutas como o abacate contam com alto poder nutritivo e, se adicionadas à formulação de uma máscara capilar, criam um efeito hidratante para os cabelos cacheados ressecados. Por este motivo, os produtos que já levam-no em sua composição transformam o aspecto do seu cabelo.

Conheça a linha Abacachos da Forever Liss, que nutre os fios com o óleo de abacate em sua composição, ajudando a definir os cachos. 

Chocolate, mel ou açúcar

O cacau é um ótimo aliado nas hidratações, pois ele promete maciez, redução do volume, brilho e manutenção da elasticidade dos fios. Isso porque suas propriedades estimulam a produção de colágeno. Aliás, que tal experimentar uma máscara com manteiga de cacau?

Por sua vez, o mel e o açúcar têm efeitos positivos que são similares aos do cacau. E o melhor: esses benefícios podem vir em forma de gomas, como no suplemento alimentar Forever Gummy Hair, que contém mais de 10 vitaminas e minerais para o cabelo e a pele.

D-Pantenol

A vitamina D-Pantenol, componente da máscara Cresce Cabelo, é uma grande aliada da hidratação. Na pele, é vital para a manutenção da maciez, firmeza e cicatrização rápida. Já nos cabelos, proporciona hidratação de longa duração, brilho e combate às pontas duplas.

Aloe Vera (Babosa)

Quem nunca ouviu falar no bem que a Aloe Vera faz para as madeixas, não é? Essa planta possui o poder de hidratar, regenerar e auxiliar no combate à queda dos fios. Além de tudo, atua como um antioxidante natural, protegendo os fios de ações danosas.

Não é segredo que esse é um componente amplamente usado nos produtos para todos os tipos de cabelo. Justamente por isso, a dica é apostar nas linhas de tratamento com a Babosa, o que favorece a hidratação para cabelo cacheado crescer mais rápido.

Colágeno

O colágeno é produzido pelo corpo para dar força e firmeza às fibras e aos tecidos, mas, depois dos 25 anos, a produção diminui. Essa proteína é famosa por trazer elasticidade à derme e prevenir rugas, além de conferir mais resistência e elasticidade aos fios capilares.

Mesmo que seu organismo não produza mais grandes quantidades da proteína, ainda há esperança. Com o Reconstrutor SOS Antiemborrachamento da Forever Liss, seus cabelos ficam macios, saudáveis e recuperados, em questão de minutos.

Manteiga de oliva

A manteiga de oliva é imprescindível para a hidratação a longo prazo. Seus nutrientes são bem semelhantes aos do azeite de oliva, servindo tanto para fase de hidratação, quanto para a nutrição

Dentre seus benefícios, podemos citar: 

  • nutritiva;
  • emoliente;
  • rica em antioxidantes;
  • possui as vitaminas A, B1, B2, C, D, E e K.

Por outro lado, esse componente é mais difícil de encontrar do que o azeite de oliva. Em todo caso, existem máscaras de umectação que ajudam a recuperar os lipídios, favorecem a retenção de umidade e, ainda, promovem a maciez e o brilho dos fios.

Bônus: será que vale a pena fazer a hidratação caseira para cabelo cacheado?

Muita gente se pergunta sobre hidratação caseira para cabelos cacheados. E, naturalmente, há buscas mais específicas, envolvendo: fios ressecados e quebradiços, para definir os cachos ou crescer mais rápido, mechas com frizz etc. 

Em alguns casos, as receitas podem ter componentes benéficos, mas não necessariamente trarão os resultados que você espera. Por sinal, cada cabelo tem suas características, sendo que, além de hidratar, pode ser necessário nutrir e reconstruir os fios danificados. 

Mas, fique tranquila: para te ajudar nisso, a Forever Liss tem um kit completo para todas as etapas do cronograma capilar. Assim, você garante a reposição de nutrientes essenciais e repara os cabelos que, até então, estavam opacos, ressecados e até mesmo sem vida.

Na etapa de hidratação, por exemplo, a máscara traz as seguintes vantagens:

  • ação antioxidante;
  • redução de pontas duplas;
  • proteção do couro cabeludo;
  • efeito espessante dos fios;
  • mais brilho, maciez e maleabilidade;
  • fortalecimento da barreira protetora do cabelo.

Enfim, agora que você já sabe como hidratar os cabelos cacheados, que tal ajudar outras amigas? Para tanto, basta compartilhar esse texto em suas redes sociais! 

E mais: quer turbinar esse processo e deixar seus cabelos lindos, sem frizz e com mais definição? Então, não deixe de conferir os produtos da Forever Liss, que desenvolve itens de alta qualidade para tratar seus fios com o que há de melhor na tecnologia profissional. 

Comentários do Facebook

Novidades

To Top