fbpx
Dicas

Tratamento para quebra de cabelo: qual o melhor? 7 dicas!

Percebeu que seus fios estão arrebentando facilmente? Não precisa se desesperar, pois há ótimas maneiras de você reverter esse cenário. Uma delas é lançar mão de um bom tratamento para quebra de cabelo. Afinal, por meio dele, você recuperará a força, vitalidade, beleza e saúde das suas madeixas.

Para começar essa jornada, saiba que são vários os motivos pelos quais o cabelo quebra. Usar secador e chapinha sem proteção térmica é um deles, mas até a alimentação errada pode contribuir para isso.

E como os fios podem romper em qualquer parte — ou seja, próximo à raiz ou em algum ponto ao longo do comprimento — comumente o visual que fica é de um cabelo arrepiado, com aspecto de ressecado e como se estivesse cheio de frizz.

Vamos combinar que ninguém quer ficar com as madeixas assim, não é mesmo? Além de uma aparência nada agradável, deixar os fios nesse estado dificulta arrumá-los no dia a dia e pode até afetar a autoestima.

Por isso, se você está passando por esse tipo de problema, siga a leitura deste artigo e confira por quais motivos os fios ficam quebradiços, qual é o melhor tratamento para quebra de cabelo e como evitar que eles voltem a ficar desse jeito.

Por que o cabelo fica quebradiço?

O cabelo pode ficar quebradiço por conta de uma série de fatores tais como:

  • exposição excessiva aos raios solares e à poluição;
  • uso constante de fontes de calor sem a devida proteção térmica;
  • excesso de tratamentos químicos, como escova progressiva ou definitiva;
  • questões emocionais, como estresse;
  • alterações na produção de hormônio;
  • falta de consumo de alimentos ricos em vitaminas e proteínas;
  • fricção exagerada dos fios na hora de lavar e/ou secar;
  • usar força para desembaraçar e pentear os fios;
  • falta de hidratação;
  • uso constante de elásticos e prendedores, principalmente com o cabelo ainda molhado.

Geralmente, para recuperar totalmente os fios quebrados, é necessário aguardar cerca de dois anos. Isso porque é preciso esperar o cabelo crescer novamente, mas sem deixar de seguir com os devidos cuidados para mantê-lo saudável durante esse tempo.

Porém, você não precisa desanimar ao saber disso. Com os cuidados certos — que falaremos quais são logo a seguir — você consegue obter uma aparência capilar muito mais satisfatória e em bem menos tempos (aproximadamente entre um e dois meses)

Qual o melhor tratamento para quebra de cabelo?

O melhor tratamento para quebra de cabelo é aquele que é rico em ativos que promovem a hidratação, nutrição e elasticidade dos fios, e que ajuda a repor a massa capilar e a recompor a estrutura do cabelo.

Produtos que contenham em suas composições queratina, vitamina A e vitamina E estão entre os mais indicados.

Mas não basta ter esses produtos, é preciso saber como usá-los corretamente e quais outros bons hábitos você precisa inserir na sua rotina para recuperar suas madeixas, combinado?

Por isso, aqui vai um passo a passo para tratar cabelos quebrados!

  1. Faça da hidratação sua parceira
  2. Diminua o uso de químicas
  3. Não abra mão do protetor térmico
  4. Diversifique os tratamentos capilares
  5. Evite lavar o cabelo com água quente
  6. Aprenda a lavar corretamente o cabelo
  7. Massageie o couro cabeludo

Faça da hidratação sua parceira

A hidratação é a primeira da lista de um bom tratamento para quebra de cabelo, porque ela promove a reconstrução dos fios e melhora sua estrutura

O motivo é que as máscaras hidratantes inserem nas fibras capilares os nutrientes necessários para deixar os fios mais fortes e maleáveis, além de manter as moléculas de água dentro das cutículas.

A periodicidade da hidratação depende do estado de suas madeixas e do que elas precisam para recuperar a saúde . Montar um cronograma capilar ajuda você a definir essa frequência. 

Não sabe como montar um? Sem problemas! No artigo “Cronograma capilar: como funciona? Passo a passo completo!” nós explicamos direitinho. Confira!

Diminua o uso de químicas

Para quem gosta dos fios lisos, fazer escova progressiva ou definitiva é uma forma de manter esse visual diariamente sem nenhum trabalho, não é mesmo? Porém, quando se está passando por um tratamento para quebra de cabelo, pode ser necessário dar um tempinho na aplicação desses produtos.

Isso porque o excesso de química tende a danificar a estrutura dos fios, deixando-os porosos e mais suscetíveis à quebra.

Uma maneira de manter as madeixas como você gosta durante esse intervalo é usar produtos que promovam o alinhamento dos fios sem agredi-los.

Não abra mão do protetor térmico

Secador, chapinha, modelador e babyliss podem ser bons aliados na hora de disfarçar os fios quebrados enquanto você está tratando essa questão. Porém, não se esqueça de que o excesso de exposição a fontes de calor potencializa esse problema

Assim, se for utilizar esses recursos, não abra mão, de forma alguma, de um bom protetor térmico para os seus cabelos.

Diversifique os tratamentos capilares

Selagem, botox e cauterização são ótimos tratamentos capilares para quem está sofrendo com a quebra dos fios. Eles ajudam a fechar as cutículas do cabelo, aumentando o potencial de conservação de água no seu interior.

Como resultado, você terá madeixas mais maleáveis, saudáveis, hidratadas, alinhadas e com menos frizz.

Evite lavar o cabelo com água quente

Esta é uma dica para ser aplicada não somente durante o tratamento para quebra de cabelo, mas por toda a sua vida: evite lavar seu cabelo com água quente.

Assim como o calor de aparelhos como secador e chapinha faz mal para suas madeixas, água em alta temperatura também faz. Isso porque desidrata os fios, deixando-os enfraquecidos e, com isso, mas quebradiços.

Aprenda a lavar corretamente o cabelo

Sabia que existe um jeito certo de lavar o cabelo? Por exemplo, além da questão da temperatura da água que acabamos de explicar, há uma ordem correta para aplicar o shampoo, o condicionador e a máscara.

Não enxaguar totalmente os fios também é outro erro bastante comum. Porém, deixar os produtos no cabelo pode deixá-lo com um visual pesado; e no couro cabeludo aumentar a incidência de caspa.

Neste vídeo com a nossa embaixadora Dani Coneglian, ela explica direitinho a maneira certa de lavar os cabelos. Aproveite e assista agora mesmo antes de seguir para os próximos passos!

Massageie o couro cabeludo

E já que falamos sobre couro cabeludo, saiba que massagear essa região com as pontas dos dedos, em movimentos circulares e suaves, melhora a circulação sanguínea dessa área. 

Dessa forma, você estimula o crescimento dos fios e consegue um cabelo mais forte desde a raiz, “empurrando” as partes quebradas para o comprimento, facilitando o tratamento.

Sobre isso, leia este artigo: “Guia completo: como fazer o cabelo crescer de forma saudável?

Comentários do Facebook

Novidades

To Top