fbpx
Dicas

Tipos de cabelo: características e como cuidar deles

Descobrir os tipos de cabelo é entender mais sobre si, sabe por quê? Quanto mais conhecemos a espessura, as particularidades e as necessidades das nossas madeixas, melhor conseguimos cuidar delas por meio do cronograma capilar personalizado para os seus fios.

Saiba que existem inúmeras características que você pode desvendar sobre os seus fios. Por isso, te convidamos a explorar o assunto para descobrir tudo sobre o seu tipo de cabelo, vamos lá?

1. Cabelos lisos

Os cabelos lisos são aqueles que não têm nenhuma curvatura, são retinhos, com uma aparência leve e uniforme. O brilho único desses fios revelam outras vantagens, como a textura suave que é super fácil de modelar. Em outras palavras, pode abusar da criatividade para fazer qualquer penteado, porque essas madeixas permitem!

Além disso, são mais fáceis de cuidar rotineiramente, já que secam facilmente, não acumulam tanta sujeira nem formam muito frizz. Mas como nem tudo são flores, as mechas lisas têm menos volume, embaraçam com facilidade e são mais difíceis de reter as propriedades dos produtos capilares.

Quais são os fios lisos?

  • 1A: são aqueles mais finos, retos e sem volume, com tendência a formar nós. São os mais fininhos entre a primeira classificação;
  • 1B: mistura espessuras finas e encorpadas, sendo simples de modelar e com mais volume do que o tipo anterior;
  • 1C: é o que tem a maior densidade dos três, são madeixas brilhantes e pesadas, traz uma textura áspera e apresenta leve dificuldade para modelar.

Como cuidar do cabelo liso?

Os fios lisos precisam de uma rotina de cuidados para manter o brilho e a saúde das madeixas, principalmente com a hidratação. Por isso, além da lavagem tradicional com shampoos e condicionadores apropriados, passe máscaras capilares para hidratar as mechas, e repita esse cuidado uma vez por semana.

Outros pontos de atenção muito importantes são: evite a exposição excessiva a raios solares, porque podem ressecar os fios excessivamente, e diminua a frequência do uso de fontes de calor, como chapinhas e secadores. Use sempre protetores térmicos quando for utilizar essas ferramentas.

2. Cabelos ondulados

Nem liso, nem cacheado, os fios ondulados unem duas texturas incríveis em uma só — um lindo meio-termo, não acha? A aparência desse cabelo traz umas ondinhas suaves que podem estar localizadas em todo o comprimento capilar ou mais próximo às pontas.

Aqui, o volume aparece porque essas madeixas trazem uma textura mais espessa junto às ondulações, características que criam um visual mais volumoso do que os lisos. As madeixas são simples de serem modeladas, embora sejam propensas a embaraçar e ter frizz.

Quais são os fios ondulados?

  • 2A: a aparência está mais próxima ao liso. Tem textura fina e tendência à produção de sebo exagerada;
  • 2B: possui curvaturas mais fechadas do que o tipo anterior, apresenta mais fiozinhos arrepiados;
  • 2C: traz textura mais grossa, cachos melhor definidos e um volume maior de todos os fios ondulados.

Como cuidar do cabelo ondulado?

As madeixas onduladas precisam de alguns cuidados complementares para manter a saúde e a beleza dos fios. Para isso, inclua shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento para cabelo ondulado. Use cremes de hidratação uma vez por semana e os de nutrição e reconstrução a cada 15 dias.

3. Cabelos cacheados

Os fios cacheados trazem um visual único, com cachos bem fechados, como se fossem uma espécie de mola que se forma ao longo de todo comprimento capilar. A espessura é mais grossa, facilitando aquela definição impecável dos cachos, além disso, são menos propensos à oleosidade.

Essas madeixas são super versáteis, característica que permite você explorar a sua criatividade para elaborar penteados, alguns exemplos incríveis são: coque, rabo de cavalo alto e tranças laterais.

Quais são os fios cacheados?

  • 3A: molas bem definidas e mais abertas, formando ondas suaves e soltas;
  • 3B: cachos apertados com ondas pronunciadas, apresenta mais volume que o primeiro tipo;
  • 3C: fios com visual fechado e compacto, menos volumoso.

Como cuidar do cabelo cacheado?

Esse tipo de cabelo tende a ser mais seco, pois a formação de cachos impede o transporte da oleosidade da raiz às pontas. Por isso, é indispensável o uso semanal da máscara de hidratação, além disso, os cremes de pentear são ótimos para facilitar o desembaraço e a definição capilar.

Você pode ir além no seu cronograma capilar para cabelo ondulado e adicionar a etapa de umectação, uma técnica de hidratação intensiva que utiliza óleos vegetais para nutrir e fortalecer os fios. É perfeita para somar a uma agenda de cuidados com os fios cacheados.

4. Cabelos crespos

Beauty portrait of african american woman with afro hairstyle and glamour makeup. Brazilian woman. Mixed race. Curly hair. Hair style. White background.

Enquanto os cacheados são mais abertos, os crespos apresentam molas mais fechadas, como se fossem pequenos caracóis. Os fios são bem versáteis e transitam por vários estilos. Você pode se jogar em qualquer penteado sem medo, até porque a espessura mais grossa dificulta os danos causados por ferramentas de calor, como secadores.

Quais são os fios crespos?

  • 4A: curvatura bem estreita com um volume bem presente;
  • 4B: traz densidade fina em pequenos cachinhos que formam uma espécie de zigue-zague;
  • 4C: são ainda mais finos do que o tipo anterior e apresentam menor volume e definição.

Como cuidar do cabelo crespo?

Na hora de cuidar dos crespos, é preciso considerar algumas características dos fios. Eles têm uma textura naturalmente áspera e isso ocasiona aquele volumão impactante e maravilhoso desse tipo de cabelo. Essas madeixas, no entanto, sofrem com a facilidade de embaraçamento, frizz e secura excessiva.

Se você tem crespos, com certeza, costuma comprar produtos capilares que servem também para cacheados, não é? Mas o seu cabelo tem necessidades distintas dos cachos e, por isso, merece uma linha que cuide especificamente do seu tipo de fio.

Por isso, a Forever Liss lançou a linha Crespos, uma coleção inédita que traz formulações poderosas para deixar suas madeixas radiantes e saudáveis ao mesmo tempo. São oito produtos que atendem à necessidade de cada tipo de cacho — experimente e se apaixone!

Dicas para escolher produtos adequados para cada tipo de fio

Você acabou de aprender o primeiro passo para você escolher produtos adequados para o seu cabelo, isso mesmo, identificar o seu tipo capilar é o início da jornada para cumprir esse objetivo. Mas podemos somar outras dicas incríveis que vão te ajudar na hora de ir às compras:

  1. Leia os rótulos e entenda a funcionalidade de cada ativo presente no produto;
  2. Considere a textura e a porosidade das suas madeixas;
  3. Consulte um profissional para avaliar e indicar produtos personalizados para você.

Com todas essas dicas e informações incríveis, concluímos nosso post sobre os tipos de cabelo. Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto e descobrir como manter a hidratação capilar por mais tempo. Nos vemos no próximo conteúdo, até logo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top