fbpx
Dicas

O que é reconstrução capilar e quando fazer?

Reconstrução capilar pode até ser um termo familiar, mas você sabe o que é e quando é o momento de fazer no seu cabelo? 

Se a resposta for não, hoje você vai entender tudo sobre tratamento que faz maravilhas nos seus fios! 

Acredite, ele vai revolucionar a maneira como você enxerga e cuida dos seus fios. 

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar age na reposição da massa dos fios quando eles estão muito danificados. 

Para ficar mais fácil de entender, vamos fazer uma comparação com uma obra. Para uma casa ser construída e se manter “em pé”, ela precisa primeiramente de cimento e tijolos, certo? 

No caso dos cabelos, ela precisa de ingredientes que ajudem os fios a ficarem mais fortes e bonitos, como proteínas e queratina. Juntos, eles vão devolver a massa para as madeixas, deixando-as mais encorpadas, fortes e com brilho incrível. 

É um poderoso tratamento para ser feito antes e depois de procedimentos como tintura e alisamentos. Ela também é uma aliada incrível se você costuma usar muitas fontes de calor no seu dia a dia, como secador e chapinha. 

Como fazer reconstrução capilar?

O processo de aplicação é simples: primeiro, lavamos o cabelo e depois aplicamos uma máscara com ação reconstrutora. Daí é só esperar o tempo descrito na embalagem do produto e enxaguar. 

Para um resultado ainda mais completo, finalize com um condicionador. Ele vai dar o acabamento completo, ajudando a fechar as cutículas e trazer ainda mais maciez aos fios. Por fim, um leave-in ou spray com proteção térmica é essencial para deixar o resultado final ainda mais bonito e saudável. 

Atenção a esta dica extremamente importante: apesar de tentador, não é bom fazer reconstrução capilar toda semana porque muito produto pode deixar o cabelo rígido (leia-se: duro)  e quebradiço. 

A frequência ideal é: a cada 15 dias em cabelos muito danificados e 1 vez ao mês em cabelos saudáveis. 

Quando é que o cabelo precisa de uma reconstrução?

Você deve considerar fazer um procedimento de reconstrução capilar quando sentir que seus cabelos estão danificados e sem vida. 

Se você notar que seus fios estão quebradiços, fracos, opacos, ou se você faz uso frequente de processos químicos como tinturas, alisamentos, ou permanentes, é um sinal claro de que seus cabelos podem se beneficiar da reconstrução capilar. 

Além disso, se você costuma usar ferramentas de calor (como secadores, chapinhas ou modeladores de cachos) com frequência, é bem provável que seus fios estejam precisando de um reforço. Outros sinais incluem a falta de elasticidade nos fios e o aumento do frizz. 

E de exagero é só no alerta que vamos te dar: fazer a reconstrução em excesso pode deixar os cabelos rígidos. Por isso, como dissemos agora pouco, é fundamental prestar atenção aos sinais que seus cabelos estão dando e considerar a reconstrução capilar como um tratamento quando eles estiverem pedindo um pouco de amor e cuidado extra.

Cabelo natural precisa de reconstrução com que frequência?

A frequência com que o cabelo natural precisa de reconstrução varia de pessoa para pessoa porque depende do estado individual dos fios e de como são tratados no dia a dia. 

Em geral, cabelos naturais são mais resistentes porque não passaram por processos químicos intensos como alisamentos ou tinturas. Mas isso não significa que não precisam de cuidados.

Então como saber quando devo fazer reconstrução nos cabelos naturais? Neste caso é essencial prestar atenção aos sinais que indicam a necessidade de reconstrução, como quebra excessiva, falta de elasticidade, opacidade e ressecamento persistente. Se você notar esses sinais, pode considerar fazer um tratamento de reconstrução. 

Em geral, a reconstrução capilar para cabelos naturais pode ser feita a cada dois a três meses, ou conforme necessário. Lembre-se de que é fundamental equilibrar a reconstrução com outros cuidados, como hidratação e nutrição, para manter a saúde e a vitalidade dos seus cabelos naturais. Consultar um profissional de cabelos também pode ajudar a determinar a frequência ideal com base nas necessidades específicas do seu cabelo.

Quais os benefícios de fazer reconstrução capilar nos fios?

Reconstruir os cabelos traz uma série de benefícios para a saúde. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

1. Fortalecimento: a reconstrução deixa os fios mais resistentes à quebra e à queda. Isso é especialmente importante para cabelos danificados por processos químicos ou uso excessivo de calor.

2. Reparação de Danos: ajuda a reparar os danos causados por tratamentos químicos, como tinturas, alisamentos e permanentes, bem como pelo uso frequente de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas.

3. Restauração da Elasticidade: cabelos reconstruídos geralmente recuperam sua elasticidade natural, o que significa que eles podem se esticar e voltar à forma sem quebrar facilmente.

4. Redução do Frizz: a reconstrução capilar suaviza a cutícula do cabelo, reduzindo o frizz e proporcionando uma aparência mais suave e saudável.

5. Aumento do Brilho: fios reconstruídos geralmente refletem mais luz, tornando o cabelo mais brilhante e radiante.

6. Prevenção de Danos Futuros: ao fortalecer os cabelos, a reconstrução capilar ajuda a protegê-los contra danos futuros, proporcionando uma base mais saudável para o crescimento capilar.

7. Melhoria da Textura: cabelos reconstruídos muitas vezes têm uma textura mais suave e sedosa, facilitando o penteado e o estilo.

8. Prolongamento da Durabilidade de Outros Tratamentos: se você faz coloração ou alisamento, a reconstrução capilar pode ajudar a prolongar a duração desses tratamentos, mantendo os cabelos saudáveis e vibrantes por mais tempo.

É por isso que a reconstrução capilar é um investimento na saúde dos seus cabelos: ele ajuda a restaurar, fortalecer e proteger os fios, proporcionando uma aparência mais bonita e saudável.

Se você ficou inspirada (o) e está em busca de produtos para te ajudar nesse tratamento, aqui você encontra várias máscaras de reconstrução com qualidade profissional para uso em casa. Aproveite! 

Comentários do Facebook

Novidades

To Top