fbpx
Dicas

Cronograma capilar para cabelos em transição: 3 etapas básicas

O período de transição capilar é um momento desafiador e, se você está passando por isso, sabe do que estamos falando. Entretanto, existem alguns aliados que podem tornar essa fase mais fácil, entre eles, o cronograma capilar para cabelos em transição.

Com os produtos certos, você consegue criar uma rotina de cuidados que te ajudam a atender às demandas das duas texturas do seu cabelo: a parte lisa, que ainda tem a química, e os cachos que vão surgindo aos poucos. 

Ao garantir os cuidados necessários para cada textura, você oferece o que o fio precisa para ficar mais forte, bonito e saudável.

Tudo isso acelera o processo de crescimento e, ainda, faz com que sua autoestima, às vezes tão abalada nesta etapa, volte a ficar lá em cima!

Etapas do cronograma capilar para cabelos em transição 

O cronograma capilar para cabelos em transição envolve as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Ele funciona como uma agenda de tratamentos que intercala a aplicação de produtos para cada uma dessas fases. O objetivo é recuperar os cabelos danificados pela química e dar força para os que estão crescendo.

Cada um desses estágios traz uma missão especial para seu processo de transição. Confira! 

  • Hidratação: seu principal objetivo é repor a água dos fios. Deve ser realizada quando o cabelo estiver opaco, sem brilho, sem vida e ressecado. Prefira produtos com ativos como pantenol, ceramidas, glicerina, babosa e frutas, como o abacate.
  • Nutrição: nessa etapa, você repõe os lipídios essenciais para a fibra do cabelo, restaurando a oleosidade natural dos fios. Fique tranquila, porque ela não amplia a oleosidade, apenas repõe a quantidade necessária de óleo. É vital para madeixas ressecadas, muito secas e com frizz. Aqui, prefira óleos 100% vegetais, como óleo de coco, óleo de argan, de rícino, abacate e manteiga de karité. Algumas linhas, como a Xô Frizz da Forever Liss, são ótimas opções.
  • Reconstrução: é a fase de reposição de queratina e outros nutrientes dos fios que perdemos com sol, calor e química. É essencial para cabelos que estão porosos,  quebradiços, elásticos e sem vida. Prefira kis com keratina, arginina, colágeno, creatina, proteínas e aminoácidos. 

Leia também: Melhor shampoo para transição capilar: como escolher + TOP 5

Como fazer cronograma capilar para cabelos em transição?

Para montar um cronograma capilar para cabelos em transição é imprescindível distribuir as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução ao longo das semanas, de acordo com o número de lavagens que você fará no cabelo no decorrer de um mês.

Nesse sentido, uma versão tradicional de aplicação de cronograma capilar mensal distribui oito hidratações, seis nutrições e uma aplicação de produto para reconstrução.

Na prática, isso varia conforme seu tipo de cabelo, as necessidades atuais dele e quantas vezes você lava os fios por semana.

Agenda para aplicação do cronograma capilar para cabelos em transição

A seguir, organizamos um exemplo de agenda para cronograma capilar para cabelos em transição para quem lava os fios três vezes por semana.

Lavagem 1Lavagem 2Lavagem 3
Semana 1Hidratação + nutriçãoHidrataçãoReconstrução
Semana 2Nutrição HidrataçãoHidratação + nutrição
Semana 3HidrataçãoHidratação + nutriçãoHidratação
Semana 4Hidratação + nutriçãoHidrataçãoReconstrução

Observe como as etapas de nutrição e hidratação são mais frequentes. De fato, a etapa de reconstrução deve ter mais dias entre uma aplicação e outra.

O ideal é fazer uma aplicação de produto para reconstrução a cada 30 dias ou, no máximo, em um intervalo de 15 dias.

Mas você pode estar se perguntando se quem lava os cabelos menos vezes na semana também pode usar os produtos para cronograma capilar com cabelos em transição. A resposta é: sim! 

Nesse caso, a sugestão de agenda de tratamento é:

  • Semana 1: hidratação + nutrição
  • Semana 2: hidratação
  • Semana 3: reconstrução
  • Semana 4: nutrição

Com os produtos corretos e um cronograma capilar personalizado para quem está em transição, seus fios ficarão lindos, mesmo com todas as particularidades desse momento.

E se quiser mais sugestões de dicas de cronograma capilar, clicando aqui você vai encontrar uma colinha especial que nosso time de experts criaram.

Leia também: Cabelo liso e cacheado ao mesmo tempo: como cuidar de duas texturas?

Dicas de cronograma capilar para cabelos em transição

Por acaso, você realmente sabe o que é transição capilar? Esse é um processo de transformação externa, mas interna também. Existem muitas motivações para que você escolha passar por esse processo, e se reconectar com você mesma é uma delas.

Abandonar tratamentos químicos, como relaxamentos, alisamentos, permanentes ou progressivas, permite que você descubra sua beleza natural. Porém, passar por tudo isso nem sempre é fácil. 

Algumas dicas, como as que compartilhamos aqui, são especialmente relevantes para que seu dia a dia seja mais fácil. 

Então, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo, com a especialista em cabelos naturais, Tamires Maia. Com ela, você vai receber vários insights sobre como tornar esse momento mais prazeroso e cheio de autocuidado.

Além disso, vai poder conferir a lista de produtinhos que ela recomenda para o cronograma capilar para cabelos em transição:

Produtos para cronograma capilar com cabelos em transição

Além dos produtos que listamos acima, a Forever Liss tem uma opção muito prática para quem precisa cuidar das madeixas: o kit Cronograma Capilar

Ele já tem as três máscaras, para as diferentes etapas de cuidados: hidratação, nutrição e reconstrução. 

A embalagem já mostra para o que cada uma serve e como deve ser usada. Assim, você não perde tempo (nem dinheiro) tentando descobrir qual é a máscara ideal para cada necessidade do seu cabelo. Perfeito, neh?

Então, conheça o kit cronograma capilar e comece a mudar sua relação com os fios em transição. 

Aproveite e faça o pedido da linha Detox Quelante, que tem produtos para outras etapas do cuidado com os fios, como a limpeza. 

Na Detox Quelante, além das máscaras de hidratação, você encontra shampoo, condicionador e fluido super especial que trata os cabelos ásperos, porosos, opacos e sem vida.

Faça seu pedido pelo site da Forever Liss e aproveite nossas ofertas de fábrica. Receba tudo em casa. 

Comentários do Facebook

Novidades

To Top