fbpx
Dicas

Qual o melhor óleo para umectação?

Quem tem cabelos ressecados sabe que os cuidados precisam ir além do uso de máscara de hidratação uma vez por semana. Um dos tratamentos perfeitos para isso é a nutrição, também conhecida como umectação capilar. Se você quer descobrir qual o melhor óleo para fazer a umectação, hoje é seu dia de sorte! 

Confira abaixo algumas dicas preciosas para fazer esse tratamento em casa.

Tudo sobre umectação capilar

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento para os cabelos que envolve a aplicação de óleos vegetais (como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan) nos fios. 

Nossos cabelos são naturalmente ricos em proteínas e essa técnica ajuda a repor a quantidade de lipídios necessários que as madeixas precisam para ficarem saudáveis. Em outras palavras, ela vai oferecer uma hidratação e nutrição intensas, para ajudar a combater problemas como ressecamento, frizz e quebra.

Como fazer a umectação capilar?

A técnica é popularmente conhecida como banho de óleos nos fios. Por isso, geralmente se aplica óleos vegetais (manteiga vegetal também dá certo) nos cabelos secos, massageando bem para garantir a distribuição uniforme. Em seguida, as madeixas são envolvidas em uma touca de banho ou papel-alumínio e o tratamento é deixado agir por algumas horas ou durante a noite. Após esse período, os cabelos são lavados com shampoo e condicionador.

Resumindo, o passo a passo ideal é:

  1. Opte por um óleo vegetal ou manteiga vegetal que atenda às necessidades específicas do seu cabelo (em seguida, você vai descobrir as opções mais adequadas). 
  2. Separe os fios em mechas de cerca de 2 a 3 centímetros e aplique uma quantidade suficiente de óleo ao longo delas;
  3. Massageie de cima para baixo e deixe agir conforme as necessidades do seu cabelo (no mínimo 2 horas). Quanto mais ressecado, maior deve ser o tempo de espera.

Qual o melhor óleo para umectação capilar?

São várias opções excelentes para você usar. Separamos as principais delas:

Óleo de Oliva

O mais famoso quando o assunto é umectação capilar! 

O óleo de oliva possui alta concentração de lipídios (o que os cabelos amam!) e, por isso, ele oferece alto poder de nutrição e hidratação aos fios. Ele forma uma película ao redor das madeixas, o que evita a perda de água. Isso significa que ele é um ótimo aliado para quem deseja combater o ressecamento a longo prazo. 

Em caso de cabelos finos, o uso do óleo puro pode trazer um aspecto pesado aos fios. Uma opção incrível é usar a linha Olive Oil da Forever Liss, que traz o ativo como protagonista em uma fórmula que dá certo em todos os tipos de cabelo. Vale a pena conhecer! 

Óleo de Argan

De origem marroquina, o óleo de argan é outro item favorito quando o assunto é cuidados capilares. 

Um dos grandes diferenciais do Argan é que ele tem alto poder nutritivo mas não deixa aspecto pesado nos fios, tornando-se uma ótima opção principalmente para quem tem fios finos. 

Óleo de Abacate

Quem estiver precisando do combo nutrição + hidratação + fortalecimento de fios quebradiços, aposte no óleo de abacate!

Além do brilho e maciez incomparável, este tipo de óleo forma uma espécie de cobertura para o fio, trazendo proteção contra danos externos (como raios solares, suor e até poluição). 

Se você procura uma linha completa pra chamar de sua, a Forever Liss tem a Abacachos, que traz o óleo da fruta como ingrediente principal em todos os produtos: da limpeza à finalização.

Óleo de Rícino

Se você deseja estimular um crescimento saudável e resistente, experimente fazer umectação com o óleo de rícino

Ele é um dos favoritos para nutrir e fortalecer os fios. Além disso, também possui ação antioxidante, ou seja, evita o envelhecimento precoce das madeixas. 

Óleo de Coco

Com vocês, o ativo riquíssimo em hidratação!

O óleo de coco é um ótimo aliado na umectação porque ajuda a proteger os fios, mantém a umidade dentro dos fios e ainda reduz frizz e pontas duplas. Tudo isso ainda oferecendo muito brilho. Incrível, né?

Quem pode fazer umectação?

A umectação capilar é especialmente recomendada para cabelos secos, cacheados, crespos ou danificados por processos químicos porque ajuda a repor a umidade e os nutrientes essenciais. 

O único alerta é ajustar a frequência desse tratamento de acordo com as necessidades específicas do tipo de cabelo para evitar excesso de oleosidade.

Pode fazer umectação no cabelo sujo?

Sim, é possível fazer umectação no cabelo mesmo estando sujo. 

A umectação capilar é um tratamento que tem o objetivo de hidratar e nutrir profundamente os fios, e não há uma necessidade específica de estar com o cabelo limpo para realizá-la. 

Apesar disso, estar com as madeixas limpas facilita a aplicação do óleo e garante uma melhor absorção pelos fios. Por isso, se você decidir fazer a umectação com o cabelo sujo, certifique-se de distribuir o óleo de maneira uniforme para garantir melhores resultados, combinado?

Quais são os benefícios da umectação?

A umectação capilar oferece diversos benefícios para a saúde e aparência dos cabelos. Alguns desses benefícios incluem:

  • Hidratação Profunda: A umectação ajuda a repor a umidade dos fios, proporcionando hidratação profunda e prevenindo o ressecamento.
  • Nutrição Intensa: Óleos vegetais utilizados na umectação, como o óleo de coco, abacate ou de oliva, são ricos em nutrientes essenciais que nutrem os cabelos, fortalecendo-os e melhorando sua saúde.
  • Redução do Frizz: A aplicação de óleos durante a umectação pode ajudar a selar as cutículas capilares, reduzindo o frizz e proporcionando um aspecto mais suave.
  • Estímulo ao Crescimento: Alguns óleos utilizados na umectação possuem propriedades que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que pode favorecer o crescimento saudável dos fios.
  • Proteção Térmica Natural: A umectação cria uma barreira natural nos fios, ajudando a proteger o cabelo contra danos causados por calor excessivo durante o uso de secadores, chapinhas e outros aparelhos térmicos.
  • Brilho e Maciez: A aplicação regular de umectação contribui para um cabelo mais brilhante, macio e com aspecto saudável.
  • Tratamento para Pontas Duplas: A umectação pode ajudar a reparar e prevenir as pontas duplas, proporcionando mais vitalidade às extremidades dos fios.

Lembrando que a escolha do óleo e a frequência da umectação podem variar de acordo com o tipo de cabelo e suas necessidades específicas.

Gostou dessas dicas? Conta pra gente qual óleo mais combina com as necessidades do seu cabelo. Vamos amar saber! 

Comentários do Facebook

Novidades

To Top