Nas últimas 24 horas, o seu cabelo perdeu umidade e você nem percebeu, sabia? Exposição ao sol, clima seco, água dura, vento constante e uso de ferramentas de calor deixam os fios ressecados, e isso te impede de ter aquelas madeixas de influencers que tanto deseja!
A hidratação capilar é uma das etapas mais importantes da rotina de cuidado com os fios porque devolve a umidade e repõe os nutrientes perdidos, dessa forma, deixa o cabelo saudável e com aspecto radiante. O melhor de tudo é que esse processo é simples de realizar, dá para encaixar na rotina facilmente.
No post de hoje, selecionamos todas as informações que você precisa saber para realizar a hidratação capilar corretamente na sua casa e dizer adeus ao aspecto seco e opaco. Vamos lá?
O que é o processo de hidratação capilar?
O couro cabeludo é mais complexo do que você imagina, ele é formado por fibras de proteínas responsáveis por manter a integridade do cabelo, alguns exemplos de filamentos são: queratina, colágeno e elastina. Essas estruturas são desgastadas naturalmente, os resultados são fios opacos, secos, frágeis, cheios de frizz e com pontas duplas.
A hidratação age como um salva-vidas para devolver a umidade perdida por essas fibras, dessa forma, restaura a força e o brilho para deixar um aspecto maravilhoso nas madeixas.
Não se espante, afinal, com tantos benefícios, até parece que a técnica é complexa de ser elaborada, não é? Entretanto, o processo é fácil de ser realizado, sendo possível realizá-la no salão ou em casa. Geralmente, são usadas máscaras de hidratação para restaurar a umidade dos fios.
Além desse produto popular, podem ser incluídos óleos, leave-ins, cremes e sprays com formulações enriquecidas com ativos hidratantes, como queratina, d’pantenol e ácido lático. Tudo isso, auxilia na reposição de umidade e de nutrientes no couro cabeludo.
4 benefícios de fazer hidratação regularmente
A hidratação é necessária para todos os tipos de cabelo, principalmente aqueles que usam muitas fontes de calor, por exemplo, secadores, chapinhas e modeladores. O processo vai agir no couro cabeludo para melhorar a textura enquanto fortalece as fibras e aumenta o brilho das madeixas. Vamos detalhar as cinco vantagens da hidratação capilar para os seus fios, confira!
1. Restaura a umidade capilar
Temos certeza que você já passou por essa situação: tocar nos fios e sentir uma textura super áspera. Com certeza, bateu um desespero na hora, não é? Isso ocorre porque as mechas estão muito secas, nesses casos, é preciso repor a umidade para devolver a maciez que a gente tanto ama.
É aí que entra o processo de hidratação capilar profunda, que age para equilibrar os níveis de água nas fibras capilares, além de estimular a retenção de umidade no cabelo. Essa característica é, ainda mais, importante para quem tem tendência a fios ressecados, como cacheados, crespos e quimicamente tratados.
2. Fortalece os fios
A hidratação age para restaurar a saúde capilar completamente, esse fator ajuda a fortalecer as mechas. Funciona assim: a fibra fica bem hidratada ao repor a umidade, melhorando a elasticidade que previne danos cotidianos causados pela escovação agressiva e manipulação excessiva.
Não pense que acabou: você dirá adeus aqueles tufos de cabelo acumulados no piso do banheiro, o revigoramento das madeixas auxilia na redução da queda das madeixas. Aliás, existem outras dicas eficientes para você que sofre com a queda capilar, como melhorar a alimentação e usar produtos profissionais anti-queda que estimulam o crescimento saudável dos fios.
3. Aumenta o brilho e a maciez
É impressionante como a aparência dos nossos fios é capaz de alterar o nosso humor e a nossa confiança. Por isso, você não deve medir esforços na hora de investir em processos que deixam seu cabelo brilhante e macio, e a hidratação é uma das técnicas mais eficientes para alcançar esse objetivo!
A reposição e a retenção de umidade alteram a textura e a opacidade capilar, fatores que dão aquela sensação áspera, além de impedir que a luz reflita, deixando o visual opaco. Quando você realiza a hidratação constantemente, a umidade ajuda a construir uma superfície mais brilhante e com fibras macias.
4. Reduz o frizz
Os fiozinhos arrepiados é um terror constante para quem usa ferramentas de calor constantemente, afinal, eles sugam a umidade do couro cabeludo, deixando as madeixas ressecadas e cheias de frizz e pontas duplas. Mas tudo na vida tem salvação, e aqui não seria diferente!
As máscaras de tratamento, os protetores térmicos, os umectantes, as ampolas e os leave-ins com ação hidratante são importantes para repor a água e estimular a retenção de umidade nas fibras capilar. Dessa forma, os fios ficam alinhados, livre das temidas pontas secas e dos fios indisciplinados.
Como fazer a hidratação capilar no cabelo?
Existem inúmeros produtos profissionais para hidratar o cabelo e, sem dúvidas, o principal é a máscara capilar, além dela, existem ampolas, shampoos, condicionadores, modeladores, óleos, umectantes, tônicos, leave-ins e óleos que ajudam a reforçar a hidratação.
As máscaras capilares devem ser incluídas ao menos uma vez na semana. Se as suas madeixas estiverem muito ressecadas, como os fios quimicamente tratados, é possível incluir esse processo até duas vezes a cada sete dias. Nesses casos, é imprescindível que você reforce as demais etapas do processo do cronograma capilar: nutrição e reconstrução.
Passo a passo para hidratar os fios
- Lave o cabelo com shampoo suave a fim de remover as impurezas;
- Retire o excesso de umidade;
- Aplique a máscara de hidratação em todo o comprimento, massageie mecha por mecha sem passar o creme nas raízes;
- Deixe o tratamento agir de 5 a 15 minutos;
- Lave com água novamente para retirar todos os resíduos do produto;
- Passe o condicionador e finalize como desejar.
Como escolher a máscara ideal para fazer hidratação capilar?
Sempre considere o seu tipo de cabelo na hora de comprar a sua máscara capilar. Afinal, cada madeixa possui necessidades específicas que devem ser atendidas pelos ativos naturais presentes no produto. Não sabe quais ingredientes escolher? Elaboramos algumas indicações eficientes para cada objetivo, conheça:
- Cabelos secos e danificados: óleos de coco, argan, jojoba, manteigas de karité e cacau e proteínas reparadoras;
- Oleosos e finos: glicerina, pantenol, ácido salicílico e extratos de plantas, como chá-verde, hortelã e hamamélis;
- Normais: ceramidas, pró-vitamina B5, glicerina, proteína de trigo e óleo de semente de uva;
- Cachos e crespos: aloe vera, óleo de rícino, ceramidas, queratina, colágeno, d’ pantenol e óleo de abacate.
É importante investir em cosméticos profissionais de alta qualidade, como as máscaras capilares da Forever Liss. Nossas formulações são enriquecidas com nutrientes e tecnologias poderosas para hidratar profundamente os seus fios, além de terem um preço super acessível.
Em nosso site, contamos com kits de hidratação capilar com máscaras e outros cosméticos importantes para potencializar a saúde e a beleza das suas madeixas. Conheça nossa seleção e escolha o conjunto de produtos ideais para atender as necessidades do seu tipo de cabelo!
Chegamos ao fim deste conteúdo incrível, por aqui, você descobriu o que é, para que serve, benefícios e como fazer a etapa de hidratação capilar. Aproveite para descobrir quais nutrientes o seu cabelo precisa, faça o teste de porosidade em casa. Nos vemos no próximo post, até lá.