fbpx
Saúde e Beleza

Quais são os principais cuidados com a pele do rosto? Confira agora!

Vento, poluição, maquiagem, noites maldormidas, alimentação errada… São vários os agentes externos e internos que podem deixar você com uma fisionomia cansada ou até mesmo envelhecida.

Para evitar essa impressão — que ninguém quer passar, vamos combinar! — e contribuir para que você se sinta ainda mais bonita e confiante, é fundamental se atentar aos cuidados com a pele do rosto que está tendo.

Conta aqui para gente: você é daquelas mulheres que faz uma make incrível para ir a uma festa, mas, quando chega em casa cansada, simplesmente deita e dorme sem retirar a maquiagem? Pois saiba que esse é um dos hábitos que podem danificar, e muito, a pele do seu rosto.

Mas não é só isso, práticas que deveriam ser simples e incorporadas naturalmente no nosso dia a dia, como beber água e passar protetor solar, são esquecidas por muitas!

Tudo bem, nós até entendemos! Afinal, possivelmente você é daquelas mulheres que tem um dia cheio e faz mil coisas ao mesmo tempo, acertamos? Mas, amiga, isso não é desculpa para não tirar um tempinho para cuidar de você, concorda?

Para ajudar você com isso, criamos este guia completíssimo com os 11 principais cuidados com a pele do rosto que todo mundo deveria ter. 

Nele, verá que tratar dessa área do seu corpo não é um “bicho de sete cabeças”, e que costumes simples e que facilmente se tornam parte do seu dia, você pode ter resultados incríveis para a sua aparência!

Ficou interessada? Então siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, as principais rotinas de cuidados com a pele do rosto que deixarão você ainda mais linda e com uma fisionomia muito mais saudável!

Quais são os principais cuidados com a pele do rosto?

Muitas pessoas quando ouvem o termo “rotina de skincare” já pensam em produtos caros e rituais de beleza que duram horas e horas. 

Você faz parte desse grupo também? Então agora vamos desmistificar isso, mostrando os 11 principais cuidados com a pele do rosto e como eles podem ser simples e práticos de serem colocados em prática na sua rotina.

São eles:

  • manter uma boa hidratação externa
  • manter uma boa hidratação interna
  • alimentar-se adequadamente
  • usar produtos certos para o seu tipo de pele
  • evitar água quente
  • esfoliar a pele periodicamente
  • fazer limpeza de pele regularmente
  • passar protetor solar diariamente
  • evitar espremer espinhas e cravos
  • limpar o rosto antes de dormir
  • dormir bem

Manter uma boa hidratação externa

Toda pele precisa ser hidratada, até mesmo aquelas que são oleosas, sabia disso? A diferença, no caso, é com relação ao tipo de produto que será usado para essa finalidade, o qual deve ser adequado para cada tipo de cútis.

Hidratar a pele externamente significa devolver água para as células por meio de cremes específicos para essa ação.

Comumente, a água dessa região é perdida devido à exposição ao frio, às altas temperaturas, ao excesso de maquiagem, à poluição, à fumaça de cigarro, entre outros agentes. 

Desse modo, o uso de hidratantes certos ajuda a restabelecer esse equilíbrio, deixando o rosto mais bonito e livre daquele aspecto ressecado e sensação de repuxamento que incomoda tanto.

Manter uma boa hidratação interna

Mas de nada adianta comprar cremes caros, passar no rosto todos os dias, e não beber a quantidade de água que o seu corpo precisa.

Por que isso também é importante? Porque, majoritariamente, o corpo humano é formado de água, e essa precisa ser reposta constantemente para garantir o bom funcionamento dos nossos órgãos e a nossa saúde como um todo.

Aqui, vale lembrar que, além de te manter muito mais saudável, esse hábito reflete direta e positivamente na sua pele, deixando-a mais firme, sedosa, bonita e hidratada de dentro para fora.

Tem preguiça de se levantar toda hora para buscar água? Isso é fácil de resolver! É só manter uma garrafinha sempre cheia de água perto de você. Além de facilitar esse processo, você olhará para ela constantemente, o que ajudará a estimular esse bom hábito.

Alimentar-se adequadamente

Os cuidados com a pele do rosto, feitos de dentro para fora, nos leva a falar sobre alimentação. Sim! O que você coloca no seu prato também reflete diretamente no aspecto da sua cútis

Por exemplo, alimentos muito gordurosos, ricos em conservantes e/ou estabilizantes, ultraprocessados, ou com grande quantidade de açúcar favorecem o surgimento de acnes, mesmo em pessoas que não têm essa tendência. Para as que têm, a tendência é potencializar o problema.

Ok! Todo mundo gosta de comer uma “besteirinha” de vez em quando, não é mesmo? Mas isso se torna um importante ponto de preocupação quando se torna uma rotina, e parte do processo alimentar da pessoa.

Por isso, o ideal é manter, o máximo possível, uma alimentação saudável e natural, com a montagem de pratos bem coloridos com alimentos ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos, como frutas, legumes, verduras e carne branca.

Peixe, frutas cítricas, clara de ovos, alho e folhas verde-escuro são alguns exemplos que ajudam a produzir colágeno, proteína que dá firmeza e sustentação para a pele

Usar produtos certos para o seu tipo de pele

Lembra que falamos que a pele oleosa precisa de um hidratante próprio? Pois esse mesmo princípio vale para todos os tipos de pele.

Identificar qual é o seu é o primeiro passo para comprar os produtos certos para os cuidados com a pele do rosto. Como fazer isso? Você pode seguir estas orientações:

  • pele normal: tem aspecto pouco brilhoso ou ressecado. A quantidade de sebo produzida não é excessiva, nem faltante;
  • pele seca: tem pouca oleosidade natural. Tem aspecto áspero, ressecado e com pouca luminosidade. Também é mais sensível a coceiras e irritações;
  • pele oleosa: comumente o excesso de sebo se concentra na chamada “zona T” (testa, nariz e queixo). Apresentam muito brilho e são mais suscetíveis ao aparecimento de cravos e espinhas;
  • pele mista: apresenta oleosidade na zona T e ressecamento nas demais áreas do rosto, por isso, requer o uso de produtos com dupla ação.  

Evitar água quente

Lavar o rosto com água quentinha é uma delícia, sejamos sinceras, especialmente nos dias mais frios. Porém, a alta temperatura é um dos maiores inimigos dos cuidados com a pele do rosto.

A água muito quente ajuda a deixar a pele ressecada, promover a descamação, deixar os poros dilatados e a acentuar rugas e linhas de expressão. Ou seja, tudo o que não queremos estampando no nosso rosto!

Para cuidar bem dessa região, o ideal é que a temperatura da água esteja morna ou fria, pois isso contribui para fechar os poros e deixar a cútis com um ar mais saudável.

Esfoliar a pele periodicamente

A esfoliação retira as células mortas da superfície da pele, e também desobstrui os poros e minimiza problemas de cravos e espinhas. Porém, esfoliar em excesso pode deixar a pele sensível e retirar a sua oleosidade natural, deixando-a com aspecto ressecado.

Na prática, cada tipo de pele tem uma necessidade distinta de frequência de esfoliação. Um profissional da área pode indicar a periodicidade ideal para o seu caso. No entanto, em linhas gerais, a indicação é esfoliar a pele uma vez por semana. 

Fazer limpeza de pele regularmente

Ainda que você realize uma série de cuidados com a pele do rosto em casa, passar por uma limpeza mais profunda, realizada por um profissional, faz muita diferença.

Com as técnicas e os produtos certos, esteticistas conseguem chegar às camadas mais profundas da pele, as quais não são possíveis, nem indicadas, serem mexidas em casa.

Alguns resultados obtidos com uma limpeza de pele profissional são:

  • aumento da elasticidade;
  • equilíbrio do pH;
  • remoção profunda das células mortas;
  • prevenção ao envelhecimento.

Passar protetor solar diariamente

Ainda que não seja verão, ou que você não passe o dia exposta ao sol, o uso do protetor solar precisa fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele do rosto.

O motivo é que, mesmo quando o sol não está forte, a emissão de raios UVA não para. E um detalhe que poucas pessoas sabem é que, mesmo luzes artificiais, até mesmo da tela do computador, podem causar ou aumentar as manchas no rosto.

Evitar espremer espinhas e cravos

Outra coisa que pouca gente resiste: espremer cravos e espinhas, seja em nós mesmos, seja nos outros.

Entretanto, se você está aprendendo sobre cuidados com a pele do rosto, deixe registrado aí, na sua mente, que esse “gostoso” hábito pode deixar marcas, cicatrizes e manchas com altas chances de não sumirem depois!

Existem diversos produtos que ajudam a retirar os cravos e secar espinhas, os quais podem ser usados com segurança em casa. Mas dependendo do seu grau de acne, o ideal é procurar um dermatologista para identificação da causa e a indicação do tratamento certo.

Limpar o rosto antes de dormir

Logo no começo deste artigo falamos sobre o costume (nada indicado) de dormir de maquiagem, se lembra? Retirar a make da pele é fundamental para que os poros possam respirar durante a noite. Porém, ainda que você não tenha o hábito de se maquiar, limpar o rosto antes de dormir é fundamental.

No caso, não estamos falando apenas sobre lavar a região durante o banho, mas, sim, de ter uma boa rotina de skincare, ainda que com poucas etapas.

Alerta spoiler! Falaremos sobre isso logo adiante. Então, siga a leitura para descobrir! 

Dormir bem

E já que estamos sobre dormir, o tal “sono da beleza” existe e traz diversos benefícios para a sua pele.

De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e publicado no periódico Nature Cell Biology, boas noites de sono ajudam a reparar o colágeno que, como dissemos, é essencial para dar firmeza e viscosidade para a pele.

Ou seja, ao invés de maratonar aquela série incrível a noite inteira, bora dormir bem para acordar ainda mais linda! 

Quais os cuidados diários com a pele do rosto?

Para saber quais são os cuidados diários que você precisa ter com a pele do rosto é precisa responder perguntas como:

  • O que passar no rosto todos os dias?
  • Qual a ordem para cuidar do rosto?
  • Qual a rotina ideal para o rosto?
  • O que é bom para melhorar a pele do rosto?

O que passar no rosto todos os dias?

Você deve passar no seu rosto, todos os dias, produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele, tais como sabonetes, gel de limpeza, tônicos, hidratantes e protetor solar.

Qual a ordem para cuidar do rosto?

A ordem correta para cuidar do rosto — que compõe uma rotina de skincare com poucas etapas, mas altamente benéfica, como prometemos explicar —, é: 

1. Limpar: aqui são indicados produtos como sabonete líquido facial, água micelar, gel de limpeza e demaquilante;

2. Tonificar: consiste no uso de tônicos que têm como função promover uma limpeza mais profunda da pele, preparando-a melhor para receber os produtos que serão aplicados em seguida;

3. Hidratar: como dissemos, é devolver para a pele a água que foi perdida decorrente de ações externas e internas. Hidratantes faciais, e não corporais, devem ser usados nesta etapa

4. Proteger: basicamente, consiste na aplicação de um filtro solar com um bom fator de proteção. Inclusive, muitas têm a função de base, o que pode deixar a sua make ainda melhor!

Qual a rotina ideal para o rosto?

A rotina ideal para o rosto é aquela que é contínua. Em outras palavras, trata-se de tornar esse cuidado um hábito constante e parte do seu dia a dia, preferencialmente, sem interrupções, pois isso ajuda a obter mais e melhores resultados.

O que é bom para melhorar a pele do rosto?

Consumir a quantidade certa de água, alimentar-se adequadamente, dormir bem, ter uma vida mais saudável e usar os produtos certos para o seu tipo de pele são algumas das maneiras mais indicadas de melhorar a pele do rosto.

Como a Forever Liss pode ajudar você nos cuidados com a pele do rosto?

A Forever Liss pode ajudar você nos cuidados com a pele do rosto porque oferece uma linha interna de produtos específicos para isso.

A Enigma Linha Fefe, por exemplo, conta com itens como:

Na nossa linha de saúde e beleza também temos a Pílula da Beleza Beauty Skincare com Ácido Hialurônico Forever Liss, e muito mais! 

Acesse agora mesmo o site da Forever Liss, confira nossos cupons, e aproveite para comprar diversos produtos de cuidados com a pele do rosto com desconto!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top