fbpx
Dicas

Como fazer teste de mecha e toque? Passo a passo completo!

Saber como fazer teste de mecha e toque é fundamental para proteger o seu cabelo de resultados indesejados durante e após a aplicação de diferentes produtos capilares.

Isso acontece porque, ao realizar esses dois testes, você consegue ver antes como os seus fios reagirão à aplicação, bem como a sua pele.

Especialmente quando se trata de cabelos que passarão por alisamentos, progressivas, coloração, ou que já foram tingidos ou descoloridos, é essencial não ignorar essa etapa. 

Para muitas pessoas, ela pode parecer um detalhe desnecessário, mas é justamente esse cuidado que proporciona mais segurança tanto para a cliente quanto para o profissional, assim como para você, caso opte por aplicar os produtos por conta própria, na sua casa.

Por isso, a prova de toque e o teste de mechas devem ser feitos todas as vezes que você fizer uma mudança de visual nos seus fios com produtos, incluindo as reaplicações.

Além de rápido e prático, o método pode salvar o seu cabelo de danos graves, tais como corte químico, quebra, queda, além de reações alérgicas na pele e de tantas outras complicações que podem facilmente ser evitadas.

Vai fazer progressivas, selante, colorações, descolorações, ou utilizar um produto capilar novo? Então, faça esses testes sempre!

Confira, agora, o passo a passo de como fazer teste de mecha e toque e várias outras dicas sobre o assunto para você ter resultados perfeitos no seu cabelo, e sem surpresas desagradáveis!

O que são os testes de mecha e de toque?

teste de mechas forever liss como fazer?

O teste de mecha e de toque são procedimentos realizados antes da aplicação de produtos como descolorantes, alisantes, tinturas, entre outros, a fim de verificar como os fios e a pele reagem a essas químicas.

No caso das tinturas, essa análise também vale como teste de cor no cabelo. Afinal, por ela você também consegue ver se os seus fios conseguem chegar na tonalidade desejada.

O que é a prova de toque?

Prova de toque é um processo usado para avaliar possíveis reações alérgicas da pele a um determinado produto.

Sobre isso, tenha em mente que nossos organismos são diferentes, e que essas respostas do corpo podem ocorrer em qualquer pessoa, seja por causa de produtos de beleza, de limpeza, alimentos, ou até mesmo por exposição ao sol. 

Assim, mesmo que sua amiga tenha usado a tinta de cabelo que você pretende aplicar nos seus fios, e nenhuma reação ruim aconteceu com ela, é muito importante que você confira como seus fios e pele reagem ao produto, combinado? 

Além disso, não são raros os casos de pessoas que não têm nenhum tipo de alergia e, com o passar do tempo, desenvolvem.

Por isso, a prova de toque é um procedimento que deve ser feito e repetido a cada aplicação, mesmo se você já tiver usado o produto antes. Se houver irritação na pele, coceira, ardência no local ou em regiões próximas, não use o produto, em qualquer sintoma de alergia, procure seu dermatologista!

O que é o teste de mecha?

O teste de mecha precisa ser feito para saber a resistência dos fios. Por ele você vê a compatibilidade com outras químicas presentes no seu cabelo, a exemplo de permanentes, alisantes, coloração, ou mesmo efeito do sol, que pode afetar os resultados. 

Com isso, você consegue verificar se o seu cabelo continua com sua estrutura normal, se não está elástico demais ou emborrachado. 

Se ao fazer o teste de mecha perceber quebra dos fios, opte por cuidar do cabelo antes do procedimento desejado. Após, realize um novo teste para ver como ele se comporta. Isso é muito importante!

Aqui na Forever Liss, antes de utilizar produtos como o BTX Argan Oil, a gente recomenda que você realize o teste de mecha, combinado?

Como fazer teste de mecha e toque para progressiva, alisamento e outros produtos? 

Bem, a importância desse cuidado deve ter ficado clara, certo? Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer o teste de mecha e toque? Então, vamos para todas as etapas que você deve seguir!

Passo a passo de como fazer o teste de mecha

Para fazer esse teste, você deve:

  • separar uma mecha do seu cabelo, preferencialmente na região da nuca ou atrás da orelha;
  • preparar, em um recipiente não metálico uma pequena quantidade do produto que deseja utilizar, a aplicar por toda a mecha — um pincel pode ajudar você nessa hora;
  • esperar o tempo de pausa indicado na embalagem;
  • lavar os fios para retirar todo o produto;
  • conferir como o seu cabelo reagiu, ou seja, se apresentou quebra, elasticidade, mudança indesejada de cor, entre outros resultados inesperados.

Passo a passo de como fazer a prova de toque

Entre os tipos de teste de mecha e toque, o voltado para essa segunda análise que você pode fazer consiste em:

  • preparar, em um recipiente não metálico, uma pequena quantidade do produto que pretende usar no seu cabelo;
  • com o auxílio de um cotonete, aplicar o produto atrás da orelha ou no antebraço, em uma área de, aproximadamente, 1 cm;
  • esperar o tempo de pausa indicado na embalagem;
  • se durante esse período a sua pele reagir de alguma forma negativa, lave imediatamente para retirar o produto e não o utilize no seu cabelo;
  • caso não surja nenhuma reação, após completar o tempo de pausa enxágue a região e seque suavemente com uma toalha macia;
  • acompanhe o local que recebeu o produto por mais 48 horas para verificar se haverá o surgimento de coceira, vermelhidão, ardência, irritação, entre outras reações alérgicas.

Por fim, se você passou pela prova de toque e o teste de mechas, já não tem mais com o que se preocupar. É só começar o processo de transformação para deixar o seu cabelo ainda mais bonito!

E para deixar o processo de como fazer teste de mecha e toque ainda mais fácil de ser compreendido, fizemos um vídeo tutorial rapidinho para você. Confira!

O que mais você precisa saber sobre teste de mecha e toque?

Ficou claro como fazer teste de mecha e toque? Esperamos que sim! Mas tem mais algumas dicas sobre esse assunto que gostaríamos de passar para você.

Como saber se o seu cabelo vai passar no teste de mecha?

Não há como saber se o cabelo vai passar no teste de mecha antes de realizá-lo. O motivo é que é preciso que os fios tenham contato com o produto para saber como reagirão a ele.

Como fazer o teste de mecha em casa?

Para fazer o teste de mecha em casa basta preparar uma pequena quantidade do produto e aplicar em uma mecha da nuca ou próxima à orelha. Após, você deve aguardar o tempo de pausa, enxaguar, e ver como seu cabelo reagiu.

O que fazer antes de fazer o teste de mecha?

Antes do teste de mecha você deve preparar uma pequena quantidade do produto em um recipiente não metálico. Além disso, é sugerido que os fios estejam limpos e secos.

Quanto tempo demora para fazer o teste de mecha?

O tempo do teste de mecha é o mesmo indicado para a pausa de aplicação do produto em todo o cabelo. Ao respeitar esse intervalo, você garante que seu cabelo aguentará todo o processo.

O que faz o cabelo não passar no teste de mecha?

Incompatibilidade de químicas é um dos principais motivos pelos quais o cabelo não passa pelo teste de mecha. Porém, cabelos fracos por conta da ação de agentes externos como sol, envelhecimento natural dos fios, ou mesmo falta de nutrição e hidratação também podem levar a esse resultado.

Pode lavar o cabelo no dia do teste de mecha?

É interessante que o cabelo esteja seco e limpo no dia do teste de mecha. Entretanto, ele não precisa ser lavado necessariamente no mesmo dia. O ideal é seguir sua rotina de lavagem para manter os seus fios com o mesmo tipo de cuidados que costuma ter.

Quanto tempo deixar a progressiva no teste de mecha?

Para o teste de mecha de progressiva, você deve deixar o produto no cabelo por, no mínimo, 30 minutos, ou o tempo indicado na embalagem para a pausa. 

Gostou dessas dicas de como fazer teste de mecha e toque? Você faz procedimentos químicos? Costuma realizar esses testes? Conta tudo para gente aqui nos comentários!

Comentários do Facebook
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

To Top