Queda de cabelo feminino: o que fazer e o que usar?

6 Minutos de Leitura

Está sentindo que seus cabelos estão caindo mais do que o normal? Lidar com a queda de cabelo feminino pode ser um desafio para muitas, mas hoje nós vamos te mostrar que existem soluções que podem te ajudar nessa missão.

A máxima clássica de que é normal perder 100 fios por dia continua em vigor – mas vamos confessar: quem aí sai contando a quantidade de mechas que caíram? É muito raro, né?

Pois então, a forma mais eficaz de descobrir se você está com queda ou não é observando a sua rotina. Nos primeiros sinais de que está caindo mais do que o normal, é bom se atentar. 

Quais são os tipos de queda capilar?

As causas da queda de cabelo são muitas. Entre os tipos, existem 7 mais comuns:

Alopecia Androgenética

Também conhecida como calvície de padrão feminino, é a forma mais comum de queda de cabelo em mulheres. É um distúrbio genético que causa afinamento do cabelo e redução de volume.

Ela é causada por fatores genéticos e hormonais, particularmente a sensibilidade aos andrógenos (hormônios masculinos) que estão presentes em pequenas quantidades nas mulheres.

Os sintomas mais comuns são afinamento gradual do cabelo, especialmente no topo da cabeça e na linha central, enquanto a linha frontal geralmente é preservada.

Eflúvio Telógeno

Uma forma temporária de queda de cabelo que ocorre após um choque ou estresse significativo no corpo.

Pode ser desencadeado por fatores como cirurgia, febre alta, doenças graves, estresse emocional, parto, ou deficiência nutricional.

Dentre os sintomas, a perda de cabelo difusa em todo o couro cabeludo, não limitada a uma área específica, é a mais comum. O cabelo tende a cair em maior quantidade durante a lavagem ou escovação.

Alopecia Areata

Uma condição autoimune que causa queda de cabelo em forma de placas.

O sistema imunológico ataca os folículos pilosos, levando à queda de cabelo. A causa exata do ataque imunológico é desconhecida, mas pode ser desencadeada por fatores genéticos e ambientais.

O sintoma mais comum é a queda de cabelo em áreas circulares ou ovais, resultando em manchas carecas. Pode afetar qualquer área do corpo onde haja cabelo.

Eflúvio Anágeno

Perda de cabelo rápida e severa durante a fase de crescimento do ciclo capilar.

Comumente causada por tratamentos que afetam rapidamente as células em crescimento, como quimioterapia ou radioterapia.

O principal sinal é a perda de cabelo rápida e significativa, frequentemente em grandes áreas ou em todo o couro cabeludo.

Alopecia Cicatricial

Um grupo de condições raras que resultam na formação de cicatrizes nos folículos pilosos, levando à perda permanente de cabelo.

Pode ser causada por várias condições inflamatórias, como lúpus, líquen plano pilar, e foliculite decalvante.

Geralmente, a perda de cabelo vem acompanhada por sintomas como vermelhidão, inflamação, dor, e cicatrização. A perda de cabelo é geralmente permanente.

Tricotilomania

Um distúrbio psicológico caracterizado pelo impulso irresistível de puxar os próprios cabelos. Ele é considerado um distúrbio do controle dos impulsos, muitas vezes relacionado ao estresse, ansiedade, ou outros problemas psicológicos.

Os principais sinais são áreas irregulares de queda de cabelo, muitas vezes com diferentes comprimentos de cabelo devido ao ato repetido de puxar.

Alopecia Tractional

Causada por tensão constante e prolongada no cabelo devido a certos estilos de penteado, principalmente aqueles que puxam o cabelo com força, como tranças apertadas, rabos de cavalo, e extensões.

O resultado desse hábito é a perda de cabelo gradual, geralmente nas áreas onde a tensão é maior, como as bordas do couro cabeludo.

O que é bom para acabar com a queda de cabelo feminino?

A resposta varia muito de acordo com cada caso!

Para um diagnóstico correto, o ideal é você ir observando a quantidade de perda de fios e se perceber um aumento significativo, procurar uma orientação médica.

Além de remédios específicos, existem suplementos vitamínicos, séruns e linhas capilares que podem ajudar a evitar possíveis quedas e, com isso, contribuir para o crescimento dos fios. 

Vitaminas que ajudam o cabelo crescer

Complexos vitamínicos podem ser um excelente aliado na manutenção da saúde não só dos cabelos, como da pele e das unhas. 

Ativos que ajudam na queda de cabelo feminino

Na hora de escolher o complexo vitamínico, priorize aqueles que possuem os seguintes ingredientes:

  • Biotina (ou vitamina B7): fortalece, previne a quebra e estimula o crescimento
  • Vitamina A: mantém o couro cabeludo saudável
  • Vitamina E: poderoso antioxidante que melhora a circulação no couro cabeludo
  • Vitamina C: poderoso antioxidante que estimula a prodiução de colágeno
  • Vitamina D: estimula o nascimento de novos folículos capilares
  • Zinco: repara os tecidos capilares e manutenção das glândulas sebáceas
  • Ferro: ideal para transporte do oxigênio para os folículos capilares
  • Vitamina B12: ajuda na formação de células vermelhas no sangue, responsáveis por transportar oxigênio para os folículos capilares

Sabemos que às vezes escolher a melhor vitamina pode ser um desafio e tanto. Por isso, aqui vai uma dica de melhor amiga: experimente o Forever Hair da Forever Liss. 

Além de conter todos os ativos da lista acima, ele conta com outros elementos que são fundamentais para saúde de cabelos, pele e unhas. O resultado disso é a garantia de um crescimento 6x mais rápido do que em comparação a outros do mercado. Incrível, né?

Alimentos bons para fortalecer os fios

Na hora de cozinhar, existem alimentos que também podem ajudar no crescimento dos fios e manter a saúde capilar. São eles:

  • Ovos 
  • Espinafre e outras folhas (principalmente as mais escuras)
  • Salmão, sardinha e cavala
  • Nozes, sementes e amêndoas
  • Batata doce
  • Abacate
  • Frutas cítricas e/ou vermelhas
  • Leguminosas
  • Grãos integrais
  • Cenoura
  • Carnes magras
  • Pimentão amarelo

Outras dicas para prevenir a queda de cabelo feminino

O primeiro passo é escolher um bom cronograma capilar para crescimento para garantir reposição de nutrientes de dentro pra fora. 

Outra dica importantíssima é sempre proteger os fios quando usar fontes de calor, como prancha e secador. Sempre que usar esses aparelhos, use um bom finalizador ou leave-in com proteção térmica antes.  

Você acabou de conferir as dicas mais importantes para manter a saúde capilar e evitar a queda de cabelo feminino. Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações sobre um determinado produto? Então mande mensagem pra gente aqui! Vamos amar ouvir você. 

1/5 - (Total de avaliações: 1)

Deixe um comentário