fbpx
Dicas

Creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados: como usá-lo corretamente?

Tipo 4A, 4B ou 4C. Seja qual for a curvatura dos seus cachos, o creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados deve ser o seu maior aliado caso queira madeixas saudáveis e com ar de bem-cuidadas.

Um dos grandes desafios de quem tem cabelo crespo, e assume essa característica capilar, é mantê-lo hidratado. O motivo é que ele  tende a ser naturalmente ressecado. 

Isso acontece porque o formato em espiral ou em Z dos fios dificulta para que a oleosidade natural do couro cabeludo desça para o comprimento. Por essa razão, se não tratado corretamente, é comum que esses fios se apresentem mais quebradiços e secos que os dos lisos e ondulados, por exemplo.

Entretanto, usando corretamente um bom creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados, você conquistará madeixas muito mais fortes, macias, brilhantes e sedosas. E tudo isso ajuda muito a definição dos seus cachos e a conquista de um day after incrível!

Mas você sabe, exatamente, como fazer a melhor hidratação para cabelos crespos que é possível em casa? Sabe quais são os produtos mais indicados para fios cacheados? Então siga a leitura deste artigo e descubra tudo isso, e muito mais, agora mesmo!

Como usar um creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados?

Não basta comprar o melhor creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados se você não souber usá-lo corretamente. 

Além disso, é preciso que você saiba que o passo a passo para hidratar fios com curvaturas mais acentuadas é um pouco diferente do indicado para os demais tipos de cabelo. E é justamente aí que está o grande segredo para ter madeixas cacheadas realmente lindas e saudáveis!

Por isso, as etapas certas a serem seguidas para usar o creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados são:

  • comece com um bom shampoo hidratante;
  • aplique o creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados;
  • finalize com um leave-in próprio para esse tipo de cabelo. 

Comece com um bom shampoo hidratante

O primeiro passo para hidratar cabelos crespos e ressecados é lavar com um bom shampoo hidratante. Esse produto precisa ser rico em óleos, a exemplo do de coco e babosa, pois esses ativos ajudarão a compensar a ausência da oleosidade natural dos fios.

O truque aqui vem da maneira como o shampoo deve ser aplicado:

  • molhe os cabelos e aplique uma pequena quantidade do produto no couro cabeludo;
  • massageie suavemente com as pontas dos dedos até obter espuma;
  • enxágue bem e retire o excesso de água;
  • aplique novamente o shampoo hidratante, mas agora focando apenas no comprimento e nas pontas do cabelo;
  • massageie suavemente e enxágue bem em seguida.

Aplique o creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados

Com os fios e couro cabeludo devidamente higienizados, chegou a hora de aplicar o creme de hidratação para cabelos crespos e ressecados. 

Nesta etapa você precisa:

  • retirar bem o excesso de água do cabelo, preferencialmente com uma toalha de microfibra ou com uma camiseta antiga de algodão — esse cuidado ajuda a reduzir o frizz;
  • aplicar a máscara capilar escolhida mecha por mecha, do comprimento para as pontas, massageando e enluvando para garantir que todos os fios recebam o produto;
  • torcer suavemente cada mecha que receber o creme, e repita esse processo até que todo o cabelo tenha recebido corretamente a máscara;
  • esperar o tempo de pausa (5 a 30 minutos). Aqui, é válido destacar que a definição desse período depende das recomendações do fabricante do creme e da necessidade de hidratação do cabelo;
  • retirar todo o creme, enxaguando bem os fios.

Finalize com um leave-in próprio para esse tipo de cabelo

E para fechar o processo de hidratação com chave de ouro, finalize o processo com um leave-in próprio para cabelos crespos e modele seus cachos da maneira que preferir.

Ah! E uma dica extra aqui é adicionar algumas gotas de óleo no leave-in, tais como o de argan ou de coco. Além de potencializar a hidratação, isso ajudará na nutrição dos fios, evitando que fiquem opacos, porosos e quebradiços.  

Como tirar o ressecamento do cabelo crespo?

Mas além da hidratação, existem outros truques que podem ajudar a tirar o ressecamento do cabelo crespo, bem como a evitar que tenha esse aspecto mais seco.

Algumas boas práticas para isso são:

  • evite o máximo possível fontes de calor, como secador e modeladores. Mas, se for essencial usá-las, não deixe de aplicar um bom protetor térmico nos fios;
  • troque as tintas de cabelo por tonalizantes, e se for passar por um processo que exige descoloração dos fios, potencialize ainda mais a hidratação após o procedimento;
  • dê preferência por fronhas de seda ou de cetim para cobrir seu travesseiro, pois esses tecidos diminuem o atrito sobre os fios, deixando com menos frizz;
  • se gosta de lavar seu cabelo diariamente, intercale entre o uso de shampoo e co-lavagem (lavagem com condicionador) para limpar sem retirar a oleosidade natural dos fios;
  • adote um bom cronograma capilar, dando ênfase à hidratação e à nutrição dos fios.

Dica de leitura: “Botox para cabelos Cacheados e Crespos

Como fazer hidratação caseira em cabelos crespos?

Você deve ter percebido que fazer uma boa hidratação caseira em cabelos crespos é simples — basta seguir o passo a passo que apresentamos neste artigo!

Alguns produtos que ajudarão muito você com esse cuidados com as suas madeixas são:

Ah! E aproveite para conhecer todas as linhas de produtos para cabelos crespos e ressecados da Forever Liss!

No site da Forever Liss você encontra shampoo, condicionador, máscara capilar, creme de pentear e kits completos para cuidar bem do seu cabelo crespo

Acesse agora mesmo e garanta madeixas lindas com cachos saudáveis, extremamente definidos e livres de frizz ou aspecto ressecado!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top