fbpx
Dicas

Ponta dupla no cabelo: causas e formas para se livrar

produtos para tratamento capilar

O que a gente não faz por um cabelo maravilhoso? A gente cuida das madeixas em casa e até muda o visual para deixá-las dignas de digital influencer, não é? Mas, às vezes, aparecem alguns problemas capilares que atrapalham o nosso visual diva e abaixam a nossa autoestima, como as pontas duplas no cabelo.

Também conhecida como ponta bipartida, essa adversidade faz com que as extremidades dos fios se dividam em duas ou mais partes, deixando a área áspera, desigual, ressecada e com aspecto mais volumoso. Quando não tratada, essa condição pode acabar se agravando ao se repartir em mais repartições e ir avançando para o meio do comprimento capilar.

Mas é óbvio que você não quer isso, certo? Por isso, no post de hoje, iremos te explicar tudinho sobre as pontas duplas no cabelo: o que são, como identificá-las, quais são os tipos, como se livrar e formas eficientes de evitar o aparecimento delas. Continue a leitura para descobrir a salvação das suas madeixas!

modelo loira com cabelo grande

De que forma surgem as pontas duplas?

Embora tenha esse nome, pontas duplas, essa divisão nas extremidades das mechas pode ser muito mais grave, ocasionando fios repartidos em três, quatro até seis partes. É como se fosse um cordão de nylon, quando cortamos ele com uma tesoura ou faca, notamos que surgem várias pontinhas, então, o cabelo bipartido fica com o mesmo aspecto.

Essa situação expõe a parte interna do fio, é por esse canal que ficam concentrados alguns nutrientes vitais para a saúde do couro cabeludo, o principal deles é a água. Com a perda da hidratação capilar, os fios ficam propensos a serem danificados facilmente, criando uma textura áspera, um volume nada agradável e fibras todas desalinhadas. Esse cenário impacta no visual de todo o cabelo!

O que causa a ponta duplicada nas madeixas?

Se fosse para chutar, o que você acha que causa as pontas bipartidas no cabelo? Caso a sua primeira resposta tenha sido ferramentas de calor, acertou em cheio! Os secadores, as chapinhas e outros modeladores são os principais vilões quando o assunto são as extremidades duplicadas. Mas não são os únicos inimigos nessa história.

Outros processos também atuam como potencializadores desse problema, como tinturas, colorações, descolorações e alisamentos. Além de fatores externos que aumentam a desidratação capilar, como clima seco, vento forte e sol. Por fim, alguns hábitos também podem criar essa condição, por exemplo, pentear o cabelo com escovas erradas e/ou aplicar força demais.

Como identificar as pontas bipartidas no cabelo?

É importante não confundir pontas repicadas com duplicadas. As extremidades desiguais são derivadas de um corte que traz esse visual propositalmente, enquanto as partes bipartidas são repartidas em duas ou mais divisões, isso serve para todos os tipos de cabelo. Para identificar, basta pegar um único fio e observar as pontas atentamente a fim de identificar essas separações.

Conheça os 6 tipos de pontas duplas

Como citamos anteriormente, embora o nome seja pontas duplas, existem diferentes desenhos formados pelas extremidades capilares que podem trazer duas, três, quatro e até seis repartições. Compilamos os principais tipos para você conhecer:

  1. Ponta dupla simples: uma fibra capilar é dividida em duas partes, formando uma bifurcação bem visível;
  2. Ponta dupla em Y: são formadas duas partes iguais de maneira mais perceptível que a variação simples;
  3. Ponta dupla afunilada: não há repartição, mas sim um afunilamento na extremidade;
  4. Ponta dupla incompleta: o fio se parte ao meio, deixando um grande buraco;
  5. Ponta dupla árvore: são formadas diversas separações que, por sua vez, criam novas repartições;
  6. Ponta dupla pena: várias segmentações são formadas, o visual aparenta muito uma pena de pássaro.

Como fazer para tirar as pontas duplas do cabelo?

Se você está desesperada e precisa de uma solução para ontem, calma, nós temos uma salvação para te apresentar: use um reparador de pontas para selar o comprimento e a extremidade, dessa forma, criando um visual inteiriço instantaneamente. Esse produto é super simples de passar e traz muitos outros benefícios, como aumentar o brilho, melhorar a maciez, selar as cutículas e aumentar a proteção térmica.

A outra forma, e a mais eficiente, será a vitamina T, sim, a tesoura. Não tem jeito, uma das maneiras de acabar de vez com as pontas duplas é eliminando elas. Se você não quiser abrir mão do comprimento, pode conversar com o seu cabeleireiro para testar cortes que não tirem tanto as madeixas, como repicar para remover apenas a parte afetada.

Se, ainda sim, você não quiser cortes, o cronograma capilar será seu maior aliado na hora de recuperar esses fios. Crie uma rotina de cuidados focada na hidratação e na reparação para fornecer umidade e nutrientes para revitalizar a força e a beleza das madeixas, só que esse tratamento pode demorar um pouco mais para dar efeitos.

3 maneiras eficientes para evitar as pontas duplicadas

Tá, você se livrou das pontas duplas no cabelo e, agora, não quer passar por esse mal nunca mais, certo? Embora seja um problema comum, é possível realizar alguns passos para evitar que elas apareçam para acabar com o seu visual novamente, e vamos te contar como fazer isso agora, vem conferir!

1. Realize um cronograma capilar personalizado

O objetivo do cronograma capilar é fornecer tudo que o seu cabelo precisa para crescer com muito brilho, um movimento único e uma força incomparável. Existem algumas formas de descobrir se os seus fios precisam de uma rotina de cuidados e, se sim, quais etapas precisam ser reforçadas.

A base do cronograma capilar é dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reparação, geralmente, cabelos com pontas bipartidas precisam reforçar o primeiro e o terceiro passo para melhorar o alinhamento, a textura e a saúde do couro cabeludo. Não se esqueça que é preciso manter essa rotina para inibir a volta desse problema capilar, viu?

2. Corte o cabelo regularmente

Além de manter o corte lindo, passar a tesoura constantemente nas madeixas ajuda a remover as pontas que já estão danificadas, impedindo que elas avancem pelo comprimento capilar. Vale destacar que as extremidades dos fios são as partes mais antigas do couro cabeludo e, mesmo com os cuidados adequados, podem se dividir. Cortá-lo regularmente ajuda a eliminá-las antes que se tornem mais problemáticas.

E se você tem o cabelo curto e quer mudar o visual, temos algumas opções de corte curtinho que estão bombando neste ano, como pixie, buzzcut, chanel com franja e crespo em camadas. Escolha seu preferido e se jogue sem medo de ser feliz!

modelo cortando cabelo

3. Evite o uso excessivo de ferramentas de calor

Essa dica parece meio óbvia, mas é super necessário enfatizarmos ela: evite o uso excessivo de ferramentas de calor. Para isso, algumas mudanças de hábitos são necessárias, como preferir deixar as madeixas secarem naturalmente, limitar o uso e até pensar em outros estilos de cabelo que não sejam dependentes de chapinha e modeladores, por exemplo.

Se, ainda assim, for necessário o uso dessas ferramentas, é possível tomar algumas atitudes para minimizar as agressões à saúde capilar, como ajustar a temperatura para uma não muito alta e escolher entre os melhores tipos de protetores térmicos para passar antes de utilizar a chapinha, o secador ou o modelador.

E aí, agora, você já sabe como se livrar das famosas pontas duplas no cabelo. Vale destacar que investir em bons produtos capilares é um ótimo caminho para melhorar a aparência e a saúde dos fios ressecados, uma dica é buscar os melhores óleos para cabelos desidratados.

Chegamos ao fim deste guia sobre pontas bipartidas, até o próximo conteúdo!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top