fbpx
Dicas

Como fazer mechas nos cabelos? 9 passos + 6 tendências para 2023!

Neste artigo, explicaremos para você como fazer mechas nos cabelos em casa, de uma maneira simples, mas com resultados incríveis!

Para começar, vamos deixar bem claro que mudar o visual por conta própria não é nenhum “bicho de sete cabeças”. O que você precisa é apenas saber as técnicas certas e ter bons produtos — e esses dois pontos você vai descobrir aqui!

As mechas são estilos que nunca saem de moda. Dependendo do tipo escolhido, elas podem dar a você um ar mais jovem, alegre, iluminado, descontraído, ousado, chique e elegante, entre muitos outros.

O bom dessa forma de mudança as madeixas é que ela cai bem com todos os tipos de cabelo, pele, idade e sexo. Ou seja, é possível dizer que é uma transformação capilar muito democrática.

E para quem não abre mão de estar por dentro das novidades, conhecer as tendências de mechas para 2023 é uma maneira de ficar com o cabelo incrível e de acordo com o que está bombando no momento!

Curte mudar o visual e quer se aventurar no mundo das mechas? Então siga a leitura deste artigo e confira, agora, todos os segredos de como fazer e cuidar de cabelos que passaram por esse processo.

Como fazer mechas nos cabelos em casa? 9 passos

O passo a passo para fazer mechas sozinha é: 

  1. confirme se o seu cabelo está saudável;
  2. defina a técnica que você pretende usar;
  3. escolha o tipo de mecha que será feita;
  4. adquira os produtos descolorantes;
  5. separe o material necessário;
  6. comece a aplicação;
  7. espere o tempo de pausa;
  8. retire totalmente o produto;
  9. finalize como preferir.

1. Confirme se o seu cabelo está saudável

Se você acompanha os artigos do nosso blog, já deve saber da importância de confirmar o estado do seu cabelo antes de submetê-lo a qualquer tipo de procedimento químico. Mas, se você ainda não sabe sobre isso, nós explicamos.

Sempre que for mudar a cor ou a textura dos seus fios, é fundamental fazer o teste de mecha e a prova de toque. O primeiro mostra como suas madeixas se comportarão ao receber o produto. Isto é, se correm o risco de ficarem elásticas, quebrar, entre outros resultados negativos.

Já o segundo aponta se você tem algum tipo de alergia ao produto que será utilizado — o que também não é uma reação nada agradável, vamos combinar!

No vídeo abaixo você confere como fazer esses testes rapidamente e, com isso, proteger seu cabelo e sua pele de efeitos indesejados.

2. Defina a técnica que você pretende usar

Existem diferentes técnicas que podem ser usadas para fazer mechas no cabelo. As mais utilizadas são:

  • touca: consiste em uma touca própria para fazer mechas e luzes, que é cheia de furinhos, pelos quais os fios são puxados com a ajuda de uma agulha de crochê. Essa técnica costuma ser mais indicada para cabelos curtos e médios e para fazer mechas finas;
  • papel alumínio: quem tem cabelos médios ou longos, ou quer fazer mechas mais grossas e marcadas, deve usar a técnica do papel alumínio. Nela, cada parte do cabelo é descolorida sobre uma faixa desse papel e depois fechada dentro dele. Quem tem cabelos crespos também deve utilizar esse recurso, pois ele contribui para evitar quebra;
  • mãos livres: essa técnica pode ser feita passando um pouco do produto descolorante nas mãos e distribuindo aleatoriamente pelos fios. Basicamente, você pode “pentear” o cabelo com os dedos envoltos com o produto. O visual fica bastante exclusivo dessa forma.

Para escolher entre essas opções, considere critérios como:

  • tipo e tamanho do seu cabelo;
  • espessura das mechas que pretende fazer;
  • habilidade para lidar com o seu cabelo.

3. Escolha o tipo de mecha que será feita

O terceiro passo de como fazer mechas nos cabelos consiste em escolher o efeito que quer dar para o seu visual. No caso, algumas das opções são:

  • balaiagem: muitas mechas feitas da raiz às pontas. Geralmente é usado mais de um tom em uma base escura de cabelo;
  • ombré: as mechas são feitas do comprimento para as pontas, mantendo a raiz mais escura;
  • californiana: mechas extremamente finas, para dar o ar de que o cabelo foi descolorido naturalmente pelo sol;
  • blond frame face: mechas bem claras feitas apenas ao redor do rosto e, algumas, por dentro do cabelo.

Neste momento você deve estar se perguntando: “qual a diferença de mechas e luzes?”. Acertamos? Basicamente, as mechas são mais marcadas e feitas para realmente serem vistas. Já as luzes são bem fininhas, misturam-se com o cabelo natural, e são puxadas desde a raiz.

4. Adquira os produtos descolorantes

Com todos os passos anteriores definidos, agora basta você comprar os produtos descolorantes — e demais itens, caso não tenha.

Para esse processo, é preciso água oxigenada e pó descolorante. Procure sempre usar itens da mesma marca, assim, você tem certeza de que não há o risco de incompatibilidade entre eles.

Para saber qual água oxigenada comprar, pense no quanto você quer descolorir seus fios, assim:

Tom que deseja alcançarVolume da água oxigenada
abrir apenas um tomusar água oxigenada de 20 volumes
abrir dois tonsusar água oxigenada de 30 volumes
abrir três tonsusar água oxigenada de 40 volumes

5. Separe o material necessário

Chegamos ao quinto passo de como fazer mechas nos cabelos, que é separar todos os materiais que vai precisar. Fazer isso deixa o processo muito mais fácil e simples de ser feito.

Portanto, deixe perto de você:

  • água oxigenada;
  • pó descolorante;
  • pincel para a aplicação;
  • luvas para proteger suas mãos;
  • prendedores de cabelo;
  • recipiente não metálico para fazer a mistura;
  • papel alumínio cortado de acordo com o comprimento do seu cabelo, ou a touca, dependendo da técnica escolhida.

6. Comece a aplicação

Para começar a aplicação, primeiro desembarace bem o seu cabelo. Em seguida, separe em quatro partes iguais se for usar a técnica do papel alumínio. Se for fazer com a touca,  posicione-a firmemente na cabeça e puxe a quantidade de fios desejada. Caso opte pelas mãos livres, basta deixar o cabelo solto.

Feito isso, prepare o descolorante no recipiente não metálico misturando, com a ajuda de um pincel, uma medida de água oxigenada para duas de pó descolorante. Após, inicie a aplicação conforme a técnica escolhida.

7. Espere o tempo de pausa

O tempo de pausa varia de acordo com o produto e com o tom de mechas que pretende atingir. Por isso, sugerimos seguir o descrito na embalagem e também olhar o seu cabelo de tempo em tempo, para conferir a hora certa de tirar o produto.

8. Retire totalmente o produto

Quando chegar à cor ideal, lave imediatamente o cabelo, retirando todo o produto. Neste momento, evite usar água muito quente, pois a alta temperatura deixa os fios ressecados.

9. Finalize como preferir

Para fechar o passo a passo de como fazer mechas nos cabelos, você deve finalizar o cabelo da maneira que preferir. Por exemplo, se quiser um visual mais ousado, pode aplicar uma tinta com cor como marsala, violeta, vermelho intenso, entre outras que darão a você um estilo único!

Mas se quiser manter a cor apenas descolorindo, você pode fazer uma boa hidratação para trazer mais maciez e brilho para suas madeixas.

Quais são as tendências de mechas para 2023?

Agora que você sabe como fazer mechas nos cabelos, que tal conferir algumas tendências desse estilo para este ano e inspirar você ainda mais?

Entre as escolhidas estão:

Mechas da cor mel

Ombré hair

Mecha frontal

French balayage

Cereja

Chocolate


Quer mais dicas incríveis como essas? Então confira os outros artigos do blog da Forever Liss!

Comentários do Facebook

Novidades

To Top