Cabelo opaco e com frizz, e não existe máscara de hidratação que resolva essa situação. Esse é o seu caso? Se sim, hoje você vai entender o motivo dos seus fios estarem assim e descobrir os tratamentos ideais para usar já!
O que causa opacidade no cabelo?
Antes de saber da solução, é importante saber o motivo. Um cabelo pode adquirir um aspecto opaco por várias razões. Algumas das causas mais comuns incluem:
Acúmulo de Produtos: o uso excessivo de produtos capilares (como condicionadores pesados, mousses ou sprays) pode deixar resíduos nos fios, tornando-os opacos.
Danos por Calor: ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores de cachos, podem causar danos à cutícula do cabelo, resultando em opacidade – principalmente se não for usado algum produto com proteção térmica antes.
Exposição ao Sol: a exposição prolongada ao sol pode danificar a estrutura do cabelo, desidratando-o e deixando-o sem brilho.
Água “Dura”: a água dura, rica em minerais como cálcio e magnésio, pode depositar minerais nos fios, tornando-os opacos ao longo do tempo.
Má Nutrição: uma dieta pobre em nutrientes essenciais para a saúde capilar, como vitaminas e proteínas, pode contribuir para a opacidade do cabelo. Aqui, a hidratação também entra! Ingerir bastante água por dia faz toda a diferença no corpo todo.
Coloração Excessiva: o uso frequente de tinturas capilares ou tratamentos químicos agressivos pode danificar a cutícula do cabelo e causar perda de brilho.
Fatores Ambientais: poluição e outros fatores ambientais podem depositar partículas indesejadas nos fios, resultando em cabelos opacos.
O que fazer quando o cabelo está muito opaco?
Recuperar cabelos opacos e com frizz requer uma abordagem combinada de cuidados capilares. Aqui estão algumas dicas para ajudar a melhorar a saúde e a aparência do seu cabelo:
Use os produtos certos!
- Use um bom condicionador hidratante após cada lavagem para ajudar a selar a cutícula do cabelo e evitar o frizz.
- Na finalização, priorize produtos que tenham proteção térmica.
- Faça um bom cronograma capilar para repor as quantidades essenciais de hidratação, nutrição e reconstrução.
- Aposte na reposição de queratina dos fios. O ideal é realizar uma vez a cada 15 dias ou um mês – dependendo do estado dos seus cabelos.
- Talvez você curta estes vídeos:
Não esqueça da vitamina T (de tesoura)
Corte as pontas regularmente para evitar pontas duplas, que contribuem para o frizz e a aparência opaca.
Produtos Antifrizz
Utilize produtos específicos para controle de frizz, como amaciante capilar, umectação e/ou ampolas. Esses produtos ajudam a suavizar a cutícula do cabelo e a controlar os fios rebeldes.
Evite o Calor em Excesso
Reduza o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas. Quando necessário, use um protetor térmico para minimizar danos.
Enxágue com Água Fria
Após o condicionamento, enxágue o cabelo com água fria para selar a cutícula e proporcionar mais brilho.
Escovação Adequada:
Use uma escova de cerdas naturais para evitar o atrito excessivo e reduzir o frizz. Evite escovar o cabelo molhado, pois ele está mais suscetível a danos nesse estado.
Lembre-se de que a consistência é fundamental quando se trata de cuidados com o cabelo. Ao seguir essas dicas regularmente, você vai começar a notar melhorias na textura, brilho e controle do frizz ao longo do tempo.
O que é bom para cabelo ressecado e com frizz?
Sabe o ácido hialurônico que é famoso em rotinas de skincare? Pois é, nos cabelos ele também é incrível! Nos fios, a ação é bem parecida: ele hidrata profundamente, além de ter ação preenchedora. Em outras palavras, ele mantém a água dentro das madeixas e ainda protege para que as mechas não sofram com fios arrepiados.
Além dele, priorize produtos com ação hidratante e nutritiva. Se preferir, busque pelos seguintes ativos:
- Pantenol;
- Óleos (como argan e coco);
- Colágeno vegetal;
- Creatina.
Gostou das dicas? Então aproveite para adquirir seus produtos favoritos no nosso site! Lá, você vai encontrar os melhores produtos para realizar o tratamento ideal para seu tipo de cabelo.