“Quando uma mulher muda o cabelo, é porque está disposta a mudar de vida”, essa frase, atribuída a Coco Chanel, é perfeita para iniciarmos um guia sobre o melhor shampoo para transição capilar.
Afinal, esse é um processo desafiador e de muita transformação. Logo, ter ao seu lado produtos que auxiliem nessa caminhada, pode torná-la mais prazerosa – e curta.
O que é transição capilar?
A transição capilar é o período em que há uma interrupção dos procedimentos químicos usados para alisar os cabelos.
O objetivo é ter de volta os fios com formato natural e aproveitar toda a força e beleza das madeixas cacheadas e crespas.
Contudo, para que o cabelo volte à forma natural, é preciso dar tempo para que os fios sem química possam crescer.
Enquanto isso, os fios com química vão sendo eliminados durante os cortes periódicos.
Existe também a possibilidade do big chop, nome do procedimento em que todo o comprimento alisado é eliminado de uma vez só, o que resulta em um corte bem curto.
Entretanto, a opção mais comum é pelo corte gradual, que elimina a química conforme os fios crescem. Nesses casos, escolher o melhor shampoo para transição capilar é uma importante etapa.
Como escolher o melhor shampoo para transição capilar? 4 dicas
Quer saber o que um shampoo para transição capilar não pode ter? E o que deve conter? A seguir, listamos quatro dicas práticas para selecionar os melhores produtos e ingredientes. Confira!
1. Priorize shampoos que favorecem o crescimento do cabelo
Uma vez que o processo de transição capilar termina quando os fios com química são completamente eliminados e os fios naturais ocupam seu lugar, é vital investir em produtos que contribuam para o crescimento do cabelo.
No fim das contas, quanto mais rápido o cabelo sem química crescer, mais rápido é possível cortar os fios alisados.
Além dos shampoos, complemente o tratamento com máscaras e condicionadores que contribuam para essa etapa. Por falar nisso, dê uma olhada nesse Kit Formador e Manutenção dos Cachos Forever Liss que é ideal para a transição capilar:
2. Escolha itens com super poder de hidratação
Os fios precisam crescer saudáveis e hidratados para que tenham força para se desenvolver. Caso contrário, eles ficarão quebradiços e não serão capazes de atingir o tamanho desejado.
A hidratação também é importante na transição capilar, porque os fios com química, geralmente, são carentes em nutrientes e demandam a reposição de moléculas de água, sais minerais e vitaminas.
Isso significa que, ao aplicar produtos com ativos hidratantes, você contribui para a beleza atual do cabelo, uma vez que mantém os fios com química mais saudáveis e, ainda, investe no futuro, oferecendo o que seu cabelo natural precisa para crescer.
3. Prefira produtos com ativos naturais
Os melhores shampoos para a transição capilar não servem apenas para limpar os fios, pois eles também contribuem com ativos importantes que iniciam tratamento para fortalecimento.
Por isso, priorize a escolha de produtos que tenham em sua composição ativos naturais como:
- óleos de abacate;
- vitaminas A, F e E;
- manteiga de karité e cereais;
- aminoácidos;
- queratina.
4. Opte por produtos especialmente desenvolvidos para cachos
Cada tipo de fio possui um conjunto de necessidades particulares, por isso, optar por produtos que sejam criados pensando nessas demandas é a forma mais fácil de realizar o cuidado diário.
A propósito, os shampoos para madeixas crespas e cacheadas já ajudam na definição do cacho. E o melhor: isso vai facilitar sua manutenção, sabia?
Qual é o melhor shampoo para transição capilar? Top 5
Agora que você já sabe o que é importante na escolha do produto que vai auxiliar os cuidados e a limpeza dos fios, confira a lista de melhores shampoos para transição capilar!
- Shampoo Cachos: criado especialmente para cabelos crespos, cacheados e em transição capilar. Hidrata, nutre, dá brilho e define as curvas.
- Shampoo Cresce Cabelo: acelera o crescimento dos fios, além de propiciar força e vitalidade.
- Shampoo Olive Oil Mega Power: minimiza o frizz (muito comum em cabelos que estão na transição), estimula o crescimento saudável e ajuda na retenção de umidade da fibra capilar.
- Shampoo de Abacate Abacachos: deixa os fios fortes desde o primeiro uso. Hidrata, define e reduz o frizz.
- Shampoo Mandioca Power Life: reduz a quebra dos fios, deixa o cabelo mais resistente e estimula o crescimento saudável das madeixas.
Faça a sua escolha e tenha um poderoso aliado no processo de transição capilar!
Complemente o tratamento com máscaras e finalizadores
Fazer a transição capilar exige paciência e cuidado com você e com seus fios.
A primeira etapa é parar de realizar procedimentos químicos de alisamento. Se você tomou essa decisão, interrompa hoje mesmo o uso de química.
Feito isso, você vai começar a sentir múltiplos efeitos nos fios, que vão começar a crescer e, ao não receber química, manterão sua forma – e curvatura – natural.
Nem sempre esse processo é fácil, porque, junto com o cabelo, você também está se redescobrindo.
Mas encare isso como o próprio nome diz: uma transição. Ou seja, um período que vai passar e permitir que você se veja no espelho novamente com seus cabelos naturais.
Aproveite ao máximo esse momento de autoconhecimento. Evite deixar os fios presos o tempo todo, com o objetivo de esconder as diferentes texturas que eles apresentam.
Opte por faixas, arcos e presilhas, que vão dar charme, praticidade e, ainda, deixar você sentir esse momento de mudança.
Reduza o uso de secador e prancha, mas, sempre que usá-los, aplique um leave-in ou outro tipo de protetor térmico. Isso é fundamental para evitar que os fios que estão nascendo se quebrem.
Junto com o shampoo, o leave-in e o protetor térmico, adote outros produtos que vão ajudar nessa trajetória, tornando-a mais fácil. Por exemplo, já conhece as máscaras de cronogramas de transição capilar?
Agora sim, você tem um kit completo para começar e ir até o fim dessa transformação!