fbpx
Dicas

Como fazer hidratação no cabelo e acabar com o frizz?

Se você tem dúvidas de como fazer hidratação no cabelo, saiba que ela é ideal para manter a saúde e a aparência dos cabelos. 

Por que é importante hidratar o cabelo?

Usar máscara de hidratação ajuda a repor a umidade nos fios perdida devido a fatores como exposição ao sol, uso frequente de ferramentas de calor, coloração e processos químicos.

Quando os cabelos estão desidratados, tornam-se mais propensos a danos, como pontas duplas, quebra e ressecamento. A hidratação regular ajuda a suavizar a cutícula do cabelo, oferecendo uma textura mais suave e brilhante.

Além disso, cabelos bem hidratados são mais fáceis de pentear e estilizar. A hidratação também pode ajudar a preservar a cor em cabelos coloridos e a prolongar a durabilidade de tratamentos químicos.

Existem diversos produtos no mercado, como máscaras e condicionadores, formulados especificamente para proporcionar hidratação aos cabelos. Esses produtos geralmente contêm ingredientes que retêm a umidade, como glicerina, pantenol e óleos naturais.

Ao manter uma rotina regular de hidratação, você contribui para a saúde geral dos seus cabelos, deixando-os mais macios, brilhantes e resistentes aos danos do ambiente e dos procedimentos capilares.

Com que frequência devo hidratar meu cabelo?

A frequência da hidratação capilar pode variar de acordo com o tipo de cabelo, seu estado atual e os produtos utilizados. Em geral, recomenda-se fazer a hidratação uma vez por semana para cabelos secos, danificados ou quimicamente tratados. Para cabelos saudáveis, a hidratação a cada duas semanas pode ser suficiente.

Porém, é importante ajustar a frequência com base nas necessidades específicas do seu cabelo. 

Se você perceber que seus cabelos estão mais secos do que o normal, pode ser útil aumentar a frequência da hidratação. Por outro lado, se o seu cabelo estiver saudável, não é necessário realizar a hidratação com tanta frequência.

Além da hidratação regular, é importante manter hábitos saudáveis para o cabelo, como evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, proteger os cabelos da exposição solar e usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

Lembre-se de que cada pessoa tem necessidades capilares únicas, então é bom observar como o seu cabelo responde à hidratação e ajustar a frequência conforme necessário. Se tiver dúvidas específicas sobre o seu tipo de cabelo, é sempre aconselhável buscar a orientação de um profissional de cabelo, como um cabeleireiro.

O que é bom para tirar o ressecamento do cabelo?

Existem várias maneiras de combater o ressecamento capilar e devolver a hidratação aos fios. Aqui estão algumas dicas:

  • Use regularmente máscaras de hidratação capilar. Escolha produtos específicos para cabelos secos e danificados, e siga as instruções do rótulo.
  • Aplique óleos naturais, como óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de argan, nas pontas dos cabelos. Esses óleos ajudam a selar a umidade e a suavizar as cutículas capilares.
  • Utilize um condicionador leave-in para manter os cabelos hidratados entre as lavagens. Esses produtos ajudam a prevenir o ressecamento e a facilitar o desembaraçar dos fios.
  • Evite lavar os cabelos com água muito quente, pois isso pode retirar os óleos naturais do couro cabeludo, contribuindo para o ressecamento. Opte por água morna ou fria.
  • Diminua a frequência do uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos. O calor em excesso pode contribuir para o ressecamento.
  • Faça cortes regulares para remover as pontas duplas e prevenir danos adicionais.
  • Mantenha uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas, que são essenciais para a saúde capilar.
  • Proteja os cabelos dos danos causados pelo sol usando chapéus ou produtos capilares com proteção solar.

Lembre-se de que cada pessoa tem necessidades capilares únicas, e pode ser útil experimentar diferentes produtos e técnicas para encontrar o que funciona melhor para o seu tipo de cabelo. Se o ressecamento persistir, pode ser aconselhável consultar um profissional de cabelo para uma avaliação mais detalhada.

Hidratação para cabelos cacheados

Hidratar cabelos cacheados requer atenção especial devido à sua estrutura única, que muitas vezes é mais propensa ao ressecamento. 

Abaixo estão algumas dicas para a hidratação eficaz de cabelos cacheados!

Use Produtos Específicos para Cabelos Cacheados

Escolha shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação formulados especialmente para cabelos cacheados. Esses produtos muitas vezes contêm ingredientes que ajudam a definir os cachos e a manter a hidratação.

Máscaras de Hidratação Intensa

Faça o uso regular de máscaras de hidratação intensa, especialmente aquelas que promovem a definição dos cachos. Deixe a máscara agir pelo tempo recomendado para garantir que os fios absorvam adequadamente a umidade.

Técnica de “Co-Wash”

Experimente a técnica de “co-wash” (lavagem apenas com condicionador) para preservar a umidade natural do cabelo. Isso pode ser feito intercalando com o uso de shampoo.

Leave-In e Creme para Pentear

Utilize leave-in e cremes para pentear específicos para cachos. Esses produtos ajudam a definir os cachos, controlar o frizz e manter a hidratação.

Umectação com Óleos Naturais

Realize umectações periódicas com óleos naturais, como óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de rícino. Esses óleos ajudam a reter a umidade nos fios.

Pente de Dentes Largos ou Dedos

Desembarace os cabelos durante o banho com um pente de dentes largos ou, ainda melhor, use os dedos para evitar quebras e preservar a forma natural dos cachos.

Evite o Uso Excessivo de Calor

Reduza o uso de ferramentas de calor sempre que possível, pois o calor pode contribuir para o ressecamento. Se precisar usar, use um protetor térmico.

Proteção Noturna

Proteja os cachos durante a noite usando uma touca de cetim ou trocando a fronha do travesseiro por uma de cetim para evitar o atrito.

Corte Regular

Faça cortes regulares para manter a saúde dos cachos, remover pontas duplas e promover uma melhor definição.

Experimente diferentes produtos e técnicas para descobrir o que funciona melhor para o seu tipo de cacho. Lembre-se de que a consistência na hidratação é chave para manter a saúde e a beleza dos cabelos cacheados.

Comentários do Facebook

Novidades

To Top