O cabelo elástico pode ser um problema difícil de resolver, então se cortar todos os fios não é uma opção para você, confira as 7 dicas para recuperar a saúde dos seus cabelos com a Forever Liss. Veja também como identificar o nível de elasticidade do fio e inicie o tratamento estabelecendo um cronograma capilar com shampoo, máscara de hidratação, nutrição, restauração e mais algumas dicas que vão acelerar esse processo de reposição de massa capilar.
Continue a leitura e veja como aplicar todas essas dicas de uma forma simples e descomplicada, mas com muita eficiência. Vem com a gente!
O que causa e como saber se o cabelo está elástico?
Se você suspeita que seu cabelo está com os fios elásticos, é porque já percebeu que ele está mais fraco, maleável e, possivelmente, opaco, não é mesmo? Entre os principais motivos para alteração do fio capilar está a exposição excessiva ao sol e a produtos químicos, perda de queratina, fragilidades no córtex e na cutícula do cabelo.
Para saber qual é o nível de elasticidade do seu fio, faça o teste com uma pequena mecha de cabelo molhado. Puxe um pouco e veja o comportamento do fio. Caso ele volte e fique desalinhado, o cabelo está com uma textura elástica. Existem, ainda, casos mais intensos de elasticidade que ocorrem quando se realiza esse procedimento e o fio se rompe facilmente.
O que fazer para melhorar a elasticidade do cabelo?
Quando o cabelo está elástico é necessário iniciar um cronograma capilar urgentemente para restabelecer a saúde dos cabelos e não sofrer com quebras inesperadas e de grandes proporções. Por isso, separamos 7 dicas para garantir que você consiga restaurar a estrutura do fio de forma estratégica e efetiva.
1. Faça um cronograma capilar semanal
Selecione um dia para aplicação de produto e ao menos mais um para que seus fios descansem, afinal, a sobrecarga de produtos pode agir em oposição ao tratamento e quebrar os fios mais rapidamente. A indicação que damos é que você estabeleça no primeiro mês de tratamento o seguinte cronograma capilar:
- terça-feira: faça hidratação para repor a umidade e propiciar maciez aos fios;
- quinta-feira: realize a nutrição e melhore a oleosidade e elasticidade dos fios;
- domingo: faça a reconstrução dos fios para auxiliar na reestruturação interna do fio.
Após esse primeiro mês de tratamento e com o problema da elasticidade quase todo resolvido, é possível modificar a sequência de tratamento. Fazendo ao longo de mais 4 semanas, apenas duas restaurações e alternando os dias de nutrição e hidratação.
Ao final do segundo mês o problema de elasticidade não terá mais espaço para os seus fios sedosos e saudáveis e seus cabelos estarão macios e com brilho.
2. Use shampoo com poder de hidratação
A escolha de um bom shampoo na hora de iniciar o tratamento no cabelo é essencial. Produtos com alto poder de limpeza, neste momento, não são tão indicados, porque o cabelo já se encontra com as cutículas bem abertas e com poucos nutrientes ligados ao fio. Por isso, escolha de shampoos com poder de hidratação e com capacidade de retirada de resíduos leves para evitar maiores fragilidades.
Evite composições com sulfato e parabenos, eles são mais agressivos e, neste momento, não te ajudarão a restabelecer a saúde dos fios.
2. Hidrate seu cabelo com produtos que contenham ceramidas e glicerina
Busque por produtos de qualidade, afinal, seu cabelo precisa daquele toque profissional, já que está mais frágil. Opte sempre por adquirir produtos ricos em ceramidas e glicerina, principalmente porque esses componentes ajudam a reter a água no fio.
Já o uso do óleo de argan e D-pantenol ajuda a trazer maciez, brilho e força para os fios. Esses componentes, agrupados ou não, deixam os cabelos maleáveis e vão depositando efetivamente nutrientes ao longo de todo o fio.
3. Use máscara de nutrição com vitaminas e óleos
Durante o processo de nutrição dos fios, são depositados óleos na estrutura capilar, o que garantirá que o cabelo fique com aspecto de saudável e sem opacidade. São bons óleos para a nutrição capilar: óleo de coco, de argan e de Jojoba. Além disso, o uso de manteiga de karité e de cacau contribui para a proteção e força do fio.
4. Use máscara de reconstrução capilar com queratina e colágeno
O uso de máscara de reconstrução capilar ajuda a reconstruir o córtex, a parte interna do cabelo, e a cutícula, a camada externa do fio. As principais proteínas para essa etapa são a queratina, que ajuda na firmeza e na elasticidade, na medida certa, do fio.
Aminoácidos, como Arginina e cisteína, também ajudam a reparar a estrutura capilar, assim como as vitaminas do Complexo B. Verifique as recomendações de aplicação no rótulo da embalagem de cada produto, mas, em geral, esta etapa exige que a máscara fique de 15 a 30 minutos agindo no cabelo.
5. Corte as pontas do seu cabelo para minimizar a aparência quebradiça
Diminuir o tamanho dos fios é uma estratégia de cuidado e de redução de danos. As pontas do cabelo acabam sofrendo de forma mais intensa pela má nutrição capilar, por isso, é mais difícil recuperá-las. Você possivelmente conhece alguém que teve pontas secas, pontas duplas ou que já reclamou sobre os cabelos demorarem para crescer porque as pontas vivem quebrando.
Na hora de cuidar dos efeitos do cabelo elástico o olhar para as pontas não é diferente, corte ao menos 3 cm para que, lentamente, o cabelo tenha cada vez mais resistência e consiga garantir o viço da cabeça às pontas.
6. Pare com os procedimentos químicos até que seus fios estejam fortes
Para o cabelo elástico voltar ao normal é preciso nutri-lo e evitar, ao máximo, o uso de produtos químicos, já que os fios estão frágeis. Uma vez que um dos principais causadores do cabelo elástico é o uso de produtos muito agressivos aos fios e que, em alguns casos, são aplicados constantemente e de forma sobreposta.
Então, durante esse período de tratamento, pause os procedimentospara que você não corra o risco de retornar ao estágio de fragilidade capilar que estavaou, pior, sofrer um corte químico, algo que é sempre difícil de lidar e que pode afetar muito a autoestima.
7. Se alimente bem e tome bastante água
A fisiologia humana é programada para entregar para os órgãos e tecidos mais importantes os nutrientes essenciais para a vida. Quando existe a escassez de algum elemento, as prioridades são estabelecidas, e o cabelo e as unhas passam a ser estruturas secundárias para o corpo.
Por isso, cuidar da alimentação e da hidratação é fundamental para que seus fios restabeleçam a saúde. Foque no consumo de alimentos e suplementos ricos em vitaminas para regeneração capilar, são elas:
- vitamina A;
- vitamina D;
- vitamina E;
- vitamina B3;
- vitamina B5.
Agora que você já sabe do que precisa e como executar o processo para recuperar a saúde do cabelo, confira os produtos para cronograma capilar e adquira o kit específico para cabelos elásticos. Até mais!